WordPress – Requisitos E Instalação

Esse artigo é o primeiro da nossa série sobre WordPress onde teremos que praticar. Isso mesmo, além de ler, agora chegou a hora de botar a mão na massa! E aqui você terá toda a receita do bolo.

Como qualquer Web Site, o WordPress precisa ser instalado num Servidor Web. Existe uma grande variedade de Servidores Web no mercado, como pode ser conferido no wikipedia ), porém nós iremos utilizar o Apache, que é gratuito, seguro e de fácil configuração.

Vale lembrar: caso você tenha alguma dúvida sobre Servidores Web e as tecnologias que o cercam, leia a nossa coletânea de artigos É Bom Saber! para tirar todas as suas dúvidas. Você encontrará esses artigos neste blog mesmo. Pessoal, é muito importante a leitura dessa coletânea e conhecer esses termos e tecnologias, pois iremos citá-los muitas vezes.

Mas explicando bem resumidamente, Servidor Web é um programa que executa os arquivos para que seu Web Site funcione, podendo ser em servidores de hospedagem (gratuitos ou pagos) ou no seu próprio computador.

Nesse artigo irei mostrar todos os passos necessários para que o WordPress funcione no seu computador (download, instalação e configuração). Já no próximo artigo iremos abordar o WordPress em servidores de hospedagem, mostrando como fazer upload dos arquivos, a instalação manual, configuração de permissões e a instalação automática pelo fantástico. Então vamos lá!

As vantagens em instalar o WordPress na sua máquina são muitas, mas aqui quero destacar três: estudo, testes e uso em rede local.

  • Estudo: A execução do WordPress é mais rápida, já que não depende da internet; Sempre estará disponível, mesmo com a internet off; A manipulação dos arquivos é mais simples e rápida, pois não depende somente de FTP;
  • Testes: É sempre bom testar algum plug-in ou temas antes de colocá-lo no ar;
  • Uso em Rede Local: Mais usado em empresas para criar um blog interno que não queira depender de servidores de hospedagem;

Além disso, você pode montar um blog completo na sua máquina e depois exportar seu banco de dados para o servidor de hospedagem. Assim você não fica dependendo da internet, às vezes lenta demais, para construir seu blog.

Esse tutorial foi desenvolvido para os usuários do Windows (XP, Vista, 7, 2003 e 2008), porém algumas etapas, excluindo a instalação dos aplicativos, poderão ser executadas no Linux ou no Mac.

Para começar, você deve fazer download dos seguintes arquivos:

  • EasyPHP. Para instalar no seu computador os componentes do PHP e o do MySQL, além do Apache (servidor web) e do PhpMyAdmin (serve para gerenciar o MySQL). Baixe a versão recomendada pelo site;
  • WordPress. Disponível também para Português e Português do Brasil. Baixe sempre a versão estável no site.

Um Pouco De EASYPHP

Icon Do EASYPHP Após o download, execute o EasyPHP, selecione o local da instalação (o padrão é “C:\Arquivos de programas\EasyPHP5.3.0”) e siga as instruções. Durante a instalação, é criado um atalho para o EasyPHP em “Iniciar/Programas/EasyPHP”. Após iniciado o EasyPHP, surge um ícone na bandeja, ao lado do relógio do Windows [1].

Clicando com o botão direito nesse ícone, você poderá acessar diferentes opções de menu [2]:

Opções EASYPHP

  • Help: Ajuda do EasyPHP
  • Log Files: apresenta os relatórios gerados pelo Apache, MySQL e EasyPHP
  • Configuração: permite abrir as diferentes ferramentas de configuração
  • Explore: abre a pasta “www” do Apache no Windows Explorer
  • Administração: abre a página de administração
  • Localhost: abre a web local (locahost)
  • Reiniciar: reinicia o Apache e o MySQL
  • Desligar: inicia/pára o Apache e o MySQL
  • Sair: encerra o EasyPHP

Sinta-se a vontade para explorar todos os recursos que o EasyPHP fornece. Mas para continuar a instalação do WordPress convém falar apenas da pasta raiz do Apache (www) e de “alias”.

A pasta raiz é o local onde deverão ficar armazenados os arquivos do WordPress e outros do seu blog. Por padrão a pasta fica em “C:\Arquivos de programas\EasyPHP5.3.0\www”. Já os alias permitem acesso a arquivos gravados em uma ou mais pastas à sua escolha, independentemente da pasta raiz do Apache (www).

Para que os arquivos do WordPress sejam interpretados (exibidos corretamente no seu navegador), você deve abrir o localhost ou acessar seu alias. Localhost é um apelido para o endereço HTTP padrão do computador. Então quando digita ‘http://localhost’ você estará acessando o conteúdo da pasta raiz do Apache (www) localizado no seu computador. Localhost também é “conhecido” como 127.0.0.1.

Aqui vale um aviso: cuidado com a questão das pastas. Caso você crie uma subpasta dentro do www, para acessá-la no seu navegador você deve proceder como se fosse um alias. Exemplo: você criou a pasta ‘blog1’ dentro de ‘www’. No navegador vai ser necessário digitar ‘http://localhost/blog1’. O mesmo exemplo serve para os alias.

Instalação Do WordPress

Pastas localhost Depois dessa aula teórica vamos continuar a prática. Descompacte o conteúdo do WordPress para dentro da pasta raiz. Proceda de modo que todo o conteúdo fique dentro de uma subpasta chamada ‘wordpress’ [3].

Vá até seu navegador e digite ‘http://localhost/wordpress’ e você verá um aviso de erro informando que o arquivo wp-config.php não existe e que é possível encontrar exemplos prontos na internet, porém a forma mais segura é criar o arquivo manualmente. E vamos da segunda opção. Para criar o arquivo existem duas formas. A primeira é clicar no botão Criar um Arquivo de Configuração [4]. A outra forma é editar arquivo wp-config-sample.php e o renomear para wp-config.php. Nesse tutorial nós vamos seguir a primeira forma. A segunda será mostrada no artigo “A Famosa instalação de 5 minutos”. Esse artigo também faz parte da nossa série de artigos sobre o WordPress. Então vamos lá!

Criar Arquivo Configuração
Clique no botão Criar um Arquivo de Configuração [4] e na outra tela é informado que você precisa ter em mãos as informações do seu Banco de Dados (nome do banco de dados, nome de usuário e senha, servidor e prefixo das tabelas). Não fique desesperado, pois esse é um problema muito fácil de ser resolvido.

Criar BD No phpMyAdmin A primeira coisa é criar uma base de dados e para isso vamos utilizar o PhpMyAdmin. Abra uma nova janela ou aba do seu navegador e digite o seguinte endereço: ‘http://localhost/home/mysql’. Não fique assustando com a quantidade de informações da tela. Encontre o campo onde está escrito Criar novo Banco de Dados [5], digite ‘wordpress’ e clique no botão ‘Criar’. Deixe as outras opções como estão. Vale lembrar que não é objetivo desse artigo comentar e implementar a segurança. Mas não se preocupe, pois esse tema também será tema de um artigo futuro.

Base Dados CriadaÉ isso aí! Com o banco de dados criado, (como mostra a figura [6]) podemos voltar à tela de instalação do WordPress, onde será preciso completar as informações de acordo com a figura [7]:

Aviso: a senha fica em branco mesmo!

Depois de preencher corretamente os campos, clique no botão ‘Enviar’ e na nova tela você terá a informação que tudo está certo. Basta agora clicar em ‘Começar a instalação’ e na tela seguinte preencher informações sobre o seu blog como mostra a figura [8].

Pode deixar a opção ‘Permito que o meu blog seja visível em mecanismos de busca como o Google e o Technorati.’ marcada e clique no botão ‘Instalar WordPress’.

Agora o seu prêmio [9]:
WordPress Instalado

Muito fácil mesmo! Agora uma última coisa importante antes de finalizar o processo de instalação: Anote seu nome de usuário e principalmente a senha gerada pela instalação!

Agora sim, clique no botão ‘Login’ e você será levado a tela [10] para logar no painel de controle do WordPress.
login

Primeiros Passos Após A Instalação

A primeira coisa é alterar a senha de acesso. O próprio WordPress o lembra disso, por isso clique em ‘Sim, leve-me para página do meu perfil’ destacado em vermelho. Você será levado à página de perfil do usuário administrador padrão (admin) para que você possa cadastrar uma nova senha. Crie uma senha da qual você não se esqueça.

Aproveite que está na página do perfil e atualize suas informações, tais como nome, sobrenome, apelido, e-mail, Site, AIM, Yahoo IM, Jabber/Google Talk e informações biográficas.

Caso queira mudar o título do blog e sua descrição vá em “Configurações / Geral”. Nesse mesmo local ajuste outras configurações como o Fuso Horário, Formato da Data e Formato da Hora.

visitar sitePara visualizar o seu blog, clique no botão ‘Visitar site’ que está no topo da página, do lado esquerdo, ao lado no nome do seu blog, como mostra a figura [11].

Clicando no botão ‘Visitar site’ você verá uma tela semelhante à figura [12], significando que seu blog já está pronto para ser personalizado.

blog

No próximo artigo será abordado a instalação e configuração do WordPress em servidores de hospedagem. Você irá aprender na prática como colocar seu blog na internet. Além da instalação manual, também será abordado o fantástico, recurso bem interessante que instala o WordPress automaticamente.

Caso você queira continuar utilizando o WordPress no seu computador, vá direto ao artigo: “Instalei o WordPress, e agora? Até lá!

Links úteis:

  • http://codex.wordpress.org/Installing_WordPress

Referências

  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Servidor_web
  • http://codex.wordpress.org
  • http://br.wordpress.org/
Be Sociable, Share!

16 Comentários

  1. boa noite. Não sou programador, mas tenho algum contato com códigos e configurações. 

    Baixei e instalei o Apache. Tá funcionando beleza, vi tudo normal o Localhost.
    Quando eu completo a parte da imagem 7, após criar o DB, a página fica tentando carregar isto:http://localhost/difere/wp-admin/setup-config.php?step=2E não sai do lugar… Alguma suspeita? 

    Grato!
    Gilson

    • Olá Gilson! Vou reler o artigo, porque não fui eu que escrevi, mas olhando para o url, eu diria que o ficheiro wp-config.php não tem permissões de escrita. Verifica. Um Abraço Rui Soares

  2. Gilson • RPG • Educação

    Tirei o “read only” de todos os arquivos e ainda sim não passo adiante, na mesma tela.

    Obrigado pela atenção! Aguardo!

    Gilson

  3. Um amigo me deu luz: o Windows 7 tem uma frescura com admin, sendo que sou o único usuário!

    Gilson

  4. Finalmente tudo descoberto! Mesmo habilitando total o admin do W7, ele ainda atrapalha. Pesquisando mais descobri que o problema para essa operação é o EasyPHP com W7. Usei o WampServer (http://www.wampserver.com/en/download.php) e tudo deu certo!

    Obrigado pela atenção!

    Gilson

  5. N. Pina

    Olá
    Eu estou a ter o mesmo problema do que o Gilson na imagem 7, porque carrego e a imagem fica branca. Podem me ajudar?

  6. Diego

    to começando agora nessa área de programação, web etc, estou gostando dos passo a passo, pois não entendo nada de web, rsrsrs, quero muito fazer um site pra mim, ou blog, mais personalizaveis, e pelo que notei, pra começar ,o wordpress é um programa legal e facil pra isso.

    Só um problema Rui, baixei o programa do php mas ele não instala de jeito nenhum no meu pc, qndo chega pra colocar no loca, tipo arquivo de programas aparece a mensagem: "this directory does not contain easyphp 5.3.3", como faço pra arrumar isso?

  7. diego

    Nossa cara demais, vou experimetar agora mesmo! To indicando seu blog pra várias pessoas, ele é excelente, parabéns e sucesso!

  8. diego

    só uma pergunta, eu posso desenvolver templates no illustrator e carrega-los no wordPress? ou só em programas mesmo como dreamweaver? aqui vc tem algum tutorial sobre esses programas de web, flash, fireworks e dreamweaver?
    flws

    • Olá Diego! Obrigado pelo seu comentário. A criação dum theme para o WordPress não é muito difícil, mas é necessário entender um pouco do código do WordPress. O primeiro passo é a criação do design. Mas, depois é necessário codificar esse design. Vamos publicar vários tutoriais a esse respeito, às Quartas e Sextas, a começar na próxima Quarta-Feira. Esse tutoriais serão adicionados a esta lista: https://www.webmaster.pt/wordpress Se quiser aprender, leia esses novos tutoriais. Um Abraço! Rui Soares

  9. Jucara Ferreira

    Oi Rui, tudo bem. Estou usando o WordPress em uma hospedagem paga, vou instalar no Wordprees o ClassPress em português, Será um site de clasificados, tu tens algum tutorial sobre isso ou não. Parabéns excelente o teu blog. Jucara

    • Olá Jucara! Obrigado pelo elogio. É sempre saboroso ler isso. O tema é o ClassiPress? Acabei de pesquisar e parece uma tema interessante para um site de classificados: http://wpclassipress.com/demo/ Não tenho qualquer experiência com esse tema. Já conhecia este: http://classifiedstheme.com/classifieds-theme/ Não temos qualquer tutorial sobre sites de classificados. Mas, vou adicionar à nossa lista de ideias. É um tema interessante. Podemos também abordar as dificuldades iniciais dum site desse tipo. Como é um site cujo conteúdo é criado pelo usuários, existe logo um problema inicial que é a criação inicial de conteúdo. Desejo as maiores felicidades para o seu site. Um Abraço! Rui Soares

  10. Edilson

    Ola amigo, quando vou digitar na barra de endereço, http://localhost/wordpress, o firefox  o google chrome, dão uma mensagem de erro, dizendo que nao podem abrir o local host, e detalhe no MySQL localhost, nao consigo criar um banco de dados, dizem que nao tenho privilegios.  

    Grato:Edilson Junio

  11. Bella Lefrê

    Olá, eu não conseguir instalar o worpress fiz os passos, abri a página do localhost, mas da erro :/ Será que se já tendo uma conta no worpress isso prejudica na instalação? Estou um pouco confusa ;S

  12. wagner braz

    Bom dia,
    Eu sou um iniciante em WP e com poucos conhecimentos em informatica, e assim logo de cara me deparei com um problemão:onde eu encontro esse botão CRIAR UM ARQUIVO DE CONFIGURAÇÃO, é em algum programa especifico?
    Grato….

    Wagner

Participa! Comenta...