WordPress Themes – Instalação E Administração Parte8

Olá grande leitor desse maravilhoso blog! Novamente estamos aí para uma nova etapa. Estamos realmente nos aprofundando no tema WP Coda como forma de aprendizado para o seu profissionalismo em WordPress, na sequência do artigo:

Continuando a explorar as páginas é possível reparar que cada uma é exibida como sendo um “slide”. Isso acontece porque foi implementado o efeito Coda Slider ao tema. Não iremos entrar em mais detalhes sobre isso, mas apenas quero que você perceba que devido a esse efeito, existem algumas mudanças e limites para cada página/slide [figura 1]:

efeito Coda Slider

  1. Índice das páginas: mostra o título das páginas, já discutido no último artigo;
  2. Anterior: botão que irá “trazer” a página anterior;
  3. Próximo: botão que irá “trazer” a próxima página;
  4. Área de exibição do conteúdo: é nesse “quadro branco” que a página será exibida;

O limite imposto pelo tema, além da quantidade páginas (como mostrado no último artigo), está relacionado à área de exibição do conteúdo. Podemos reparar que as imagens foram “cortadas”, pois excederam o limite do “quadro branco”. Então realmente é necessário tomar cuidado ao criar o conteúdo da sua página. Faça sempre testes de visualização e caso haja algum “corte”, refaça a página para que isso não aconteça.

Outro problema que descobri foi em relação aos links das páginas, pois não é possível utilizá-los para visitar uma página específica, pois o WordPress sempre irá abrir na primeira página listada (!). Sim, eu sei! Complicou para você entender. Nós ensinamos aqui de maneira diferente e agora vem esse tema e complica isso (!). Mas vamos por partes para ficar bem claro:

  1. Na figura 2 você pode ver que existem 6 páginas, nessa ordem: Sobre, Consultoria TI, EAD, Aulas Joomla, Aulas WordPress e Aulas Moodle;6 páginas
  2. Sabemos que cada página tem seu link de exibição;
  3. Para visitar o blog temos que digitar o endereço http://lindomargoking.com;
  4. Conseqüentemente e com os links permanentes ativos, a página ‘Consultoria TI’, por exemplo, seria visitada com o link http://lindomargoking.com/consultoria-ti;
  5. É aí que rola a complicação, pois quando colocamos o endereço da página ‘Consultoria TI’, caímos diretamente na página principal do blog, exibindo o conteúdo da página ‘Sobre’.
  6. Se quisermos ver o conteúdo da página ‘Consultoria TI’ teremos de ir ao endereço do blog http://lindomargoking.com e então clicar na página desejada ou no botão próximo [figura 1] até encontrá-la;

Porque estou falando desse problema? Muito simples. Talvez você tenha aprendido de um jeito a lidar com as páginas no WordPress e com esse tema ou com outros, esse conhecimento deverá ser adaptado, pois existem temas e também plug-ins que alteram completamente o WordPress e é muito importante você conhecer essas mudanças para não fazer confusão na hora de criar seu blog.

Quer outro exemplo relacionado a esse problema? Quando você está redigindo a página, criando seu conteúdo e quer informar ao seu leitor para ir a tal página (como ‘Consultoria TI’ no exemplo). Você não pode simplesmente colocar o link da página. Deverá informar a forma de navegação do tema, que é clicar em cima da página em questão.

A minha dica é: procure conhecer tudo, absolutamente tudo sobre o tema que você irá aplicar no seu WordPress para que não precise passar por problemas futuros!

Continuando ler as instruções do tema no arquivo ‘ReadMe – Instructions.txt’ temos o terceiro ponto, que fala:

  • WP CODA’s behavior is handled with the query_posts() function. For more information, go to the wordpress codex page dedicated to query_posts()

Traduzindo esse ponto apenas ressalta o modo como o tema trabalha, que é baseado na função query_posts(). Não entrarei em detalhes, pois isso será assunto para outro artigo. Mas caso você queira, poderá ir ao site do Codex do WordPress e assim tirar algumas dúvidas. Seria interessante você procurar conhecer a fundo essa função caso queira promover mudanças mais drásticas no tema.

Ao falar em mudanças na programação do tema, sempre devemos tomar cuidado com o tipo de licenciamento atribuído ao tema, para que os direitos autorais não sejam infringidos. Leia o artigo que trata do assunto para tirar suas dúvidas e assim ficar mais tranqüilo.

Esse último tema realmente é mais complicado de ser trabalhado. Mas pense comigo: se eu aprendo num tema mais difícil, os outros se tornarão mais fácil! E sempre estaremos aqui para sanar qualquer dúvida que possa existir, por isso eu sempre digo para utilizar os comentários e postar suas dúvidas, sugestões, críticas e elogios. No próximo artigo falaremos das mudanças na galeria promovida por esse tema. Te aguardo!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...