webmaster

WordPress – Widget Links Parte 2

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

WordPress – Widget Links Parte 2

Olá leitor desse querido blog. Novamente estou aqui para dar continuidade a esta série tão importante. No artigo passado, WordPress – Widget Links Parte 1, foi dado início ao detalhamento de links no WordPress, onde você conheceu a parte de administração. Nesse artigo continuaremos com o mesmo assunto, porém mostrando a etapa de inclusão.

O primeiro passo é acessar a parte responsável por adicionar um novo link, que fica em ‘Links > Adicionar novo’ [figura 1]. Essa tela também é acessada pelo botão ‘Adicionar novo’ da parte de administração/edição mostrada no último artigo.

adicionar um novo link

Antes de continuarmos convém lembrar que essa tela é semelhante à edição de links, acionado por botões e hiperlinks mostrados no último artigo. Logicamente que haverá algumas mudanças, como os campos já preenchidos e algumas opções a mais no bloco ‘Salvar’. Não se preocupe que essas diferenças serão mostradas nesse artigo.

A tela de inclusão de links é composta por diversos blocos, sendo que dois devem ter seu preenchimento obrigatório: Nome e Endereço (URL). Cada link poderá ser adicionado a uma categoria (tema do próximo artigo), sendo que a padrão é a ‘Lista de Links’. Vamos agora detalhar cada bloco.

Nome e Endereço (URL)

Nome e Endereço (URL)

São os dois blocos com preenchimento obrigatório. Quando for inserir um nome, escolha de forma bem resumida e sucinta e na URL não se esqueça de colocar o http:// no
início do endereço.

Descrição Do Link

Descrição Do Link

Este bloco também não tem muitos segredos, pois tem somente um campo onde deverá ser inserida a descrição do link. Faça uma descrição clara, resumida e explicativa. A descrição será adicionada a tag title do link, ajudando na prática do SEO. Também será vista quando o usuário passar o mouse em cima do link ou ainda, abaixo dele, caso seja configurado
assim na Widget Link (conforme explicado no artigo WordPress – Configuração Dos Widgets Nativos);

Categorias Dos Links

Categorias Dos Links

Nesse bloco será selecionada uma categoria a que o link vai pertencer. Ela é escolhida na lista destacada da figura 4 e poderá ser selecionada mais de um. No lado esquerdo do bloco
você tem a opção de visualizar ‘Todas as categorias’ ou apenas as ‘Mais usadas’. Ainda é possível ‘+ Adicionar nova categoria’ clicando no link correspondente, inserindo o nome da categoria e clicando no botão ‘Adicionar’ [figura 5]:

Adicionar nova categoria

Para um maior gerenciamento das categorias de links leio o próximo artigo que tratará exclusivamente desse assunto.

Destino Dos Links

Destino Dos Links

Nesse bloco é escolhido o frame de destino do link e suas opções são:

  • _blank: o link irá abrir numa nova janela ou aba;
  • _top: o link irá abrir na mesma janela ou aba e não em frames;
  • _none: nenhum destino será aplicado e será usado o padrão do WordPress, que é abrir na mesma janela ou aba;

Relação de Links (XFN)

Relação de Links (XFN)

O WordPress aplica o conceito de microformatos e utiliza a especificação XFN. Isso facilita bastante o trabalho dos mecanismos de buscas, pois é informado o seu relacionamento com o link em questão. Por exemplo: se você apontar o blog de uma pessoa conhecida sua, é possível especificar se essa pessoa é um colega de trabalho, um amigo, um familiar, etc. Mas detalhes sobre XFN podem ser encontrados no site oficial sobre Xhtml Friends Network (XFN).

E como o WordPress facilita tudo basta somente selecionar nesse bloco o seu relacionamento com o link que tudo é automaticamente adicionada à tag rel e assim você acaba organizando bem mais sua lista de links pessoal.

Opções Avançadas

Opções Avançadas

Com as seguintes opções:

  • Endereço da Imagem: aqui deve ser inserida a URL da imagem caso o link tenha. Cuidado para não inserir uma imagem muito grande;
  • Endereço do Feed RSS: a URL do Feed RSS do link, caso possua;
  • Notas: comentários que você pode adicionar sobre o link em questão. Podem ser comentários pessoais. Ainda não tive notícias de algum tema que utilizasse esse campo;
  • Classificação: a nota do link, variando de 1 a 10. A nota ‘0’ é vista é a padrão é vista como “link não classificado”;

Salvar O Link

Salvar O Link

Quando você está adicionando um novo link, somente duas opções estão disponíveis:

  • Manter este link privado: deixando essa opção marcada, o link não será exibido no seu WordPress;
  • Adicionar link: o link é adicionado ao WordPress salvando todas as opções configuradas;

E quando você está editando um link, serão adicionadas as seguintes opções [figura 10]:

editando um link

  • Visitar link: abre o endereço adicionado numa nova janela;
  • Excluir: apaga o link;
  • Atualizar link: salva as mudanças;

Opções De Tela

Encontrado no topo da tela, tem as seguintes opções [figura 11]:

Opções De Tela

  • Mostrar na Tela: mostra ou esconde quando marcado ou desmarcado respectivamente os seguintes blocos: Categorias, Destino, Relação de Links (XFN) e Avançada;
  • Layout da Tela: permite escolher o número de colunas da tela;

Erros Mais Comuns

O erro que constatei é que o WordPress não avisa se um campo fica em branco quando você clica no botão ‘Adicionar link’, mesmo que sejam os campos dos blocos ‘Nome’ e ‘Endereço (URL)’ e ainda informa que o link foi adicionado com sucesso, sendo que na verdade não é. Por isso a atenção aqui deve ser dobrada, pois se você preencher todos os outros blocos e esquecer um desses dois, pode ter a certeza de que ele não será adicionado.

Finalizo este artigo com a certeza de que você aprendeu bastante e está ainda mais perto de ser um grande “expert” em WordPress. Todas as dúvidas, sugestões, críticas e elogios podem ser feitas nos comentários. Estou ansioso para te ouvir. No próximo artigo o assunto será as categorias de links. Não deixe de acompanhar. Fiquem na paz!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

6 Responses

  1. Olá webmaster,

    mais um tutorial de algo que parece simples para alguns e é complicado para muitos.
    Cumprimentos

    1. Olá! Publicamos todas as semanas 1 ou 2 tutoriais da série escrita pelo Lindomar. E é uma série fantástica para quem quer ser um power user do WordPress. Um Abraço Rui Soares

  2. Olá Soares, obrigado pelos comentários

    Realmente muitos usuários ficam "travados" em coisas simples e a idéia e ajuda-los sempre!

    Rui adorei o termo Power User.

    Abraços

  3. Eu posso classificar meus links, conforme o link referido for atualizado, como no blogspot… a ordem dos links aparecem dos mais recentes atualizados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.