Desenvolvedor Web Parte1: Áreas De Atuação

Desenvolvedor web: áreas de atuação

Olá, como vão? Espero que estejam muito bem!

Meu nome é Tárcio Zemel e a partir de hoje vou escrever artigos no Webmaster.pt. A convite de Rui Soares, escreverei artigos sobre desenvolvimento web, abordando áreas como programação (ênfase em PHP e o framework javascript jQuery), WordPress, web design, blogging, redes rociaisSEO e, potencial e possivelmente, algumas outras.

Apesar de não escrever artigos/tutoriais apenas de nível básico, voltados para os iniciantes da área, eu tenho um jeito muito tranquilo e paciente para passar os conteúdos e responder aos comentários e dúvidas; por isso, mesmo, acredito que minha relação com os leitores do Webmaster.pt será muito proveitosa e poderemos trocar conhecimentos de muita valia a partir de agora! Como verão com o passar do tempo, escrever sobre desenvolvimento web não é necessariamente encher os artigos com códigos, já que muito da atividade é em torno de conceitos teóricos e discussões sobre temas gerais.

E, para comemorar a estréia de minha atividades por aqui, proponho uma série de artigos pela qual vamos passar pelas principais áreas de atuação que um desenvolvedor web pode escolher.

A Área De Desenvolvimento Para Web É Muito Ampla

É muito comum as pessoas que não conhecem muito bem o desenvolvimento web pensarem que, na verdade, se trata de algo relativamente simples, que qualquer um com um mínimo de estudos seja capaz de realizar – a maior prova disso são os clientes, que realizam pedidos dos mais diversos e julgam que tudo pode ficar pronto “para ontem”; ou o fato de se referirem aos trabalhos no diminutivo, como em “Preciso de um sitezinho.”; dentre outras situações.

Mas a verdade é que esta área de web é muito ampla! Um desenvolvedor web pode focar sua área de atuação em um dos mais de, literalmente, centenas de segmentos existentes nesta área. E muitos destes segmentos possuem “subsegmentos”, que possuem ramificações, que possuem peculiaridades, e assim por diante…

Tenham certeza, meus amigos, de que o desenvolvedor web tem tantas escolhas possíveis de especialização que é impossível para alguém saber muitas coisas de todas as “subáreas” existentes. É possível, sim, saber um pouco sobre os principais e mais abrangentes segmentos, mas, muito sobre todos, impossível!

As Principais Áreas Do Desenvolvimento Web

Neste momento, proponho uma classificação das principais áreas do desenvolvimento web. Esta classificação não foi extraída de algum órgão oficial (como W3C), nem de algum livro especializado ou mesmo alguma celebridade do mundo da internet. Na verdade, esta classificação sou eu, mesmo, quem estou fazendo, baseado em minha experiência e conhecimentos adquiridos na quase década em que trabalho com desenvolvimento para web.

E, como se trata de uma classificação feita por um ser humano, que possui limitações naturais e intrínsecas, obviamente que não é algo perfeito. Tanto que, se tiverem alguma consideração a fazer e/ou correções/sugestões, basta comentarem e tentaremos debater mais a respeito.

Por esta classificação, portanto, as principais áreas do desenvolvimento web são:

  • Desenvolvimento front-end e back-end
  • Arquitetura da Informação
  • Usabilidade
  • Web Design
  • SEO
  • Bancos de Dados
  • Marketing Digital
  • Acessibilidade

Percebam que, na prática, alguns dos itens apresentados como principais áreas do desenvolvimento web “estão contidos” dentro de outros. Por exemplo: “Usabilidade” e “Web Design” estão intimamente relacionados e ambos fazem parte de profissionais da área que atuam com “Desenvolvimento front-end“. Mas, para fins didáticos, pensei ser interessante esta classificação. Através dela, é possível observar, separadamente, os principais segmentos de atuação do desenvolvedor web dos dias de hoje.

Também, como já foi comentado, é bem possível que uma pessoa possa trabalhar e se desenvolver bem escolhendo algumas destas áreas, “genericamente” falando, para atuar – mas, como vimos, não é possível em todas. Eu, mesmo, por exemplo, sou capaz de realizar um bom trabalho em projetos atuando com desenvolvimento front-end, desenvolvimento back-end, arquitetura de informação e usabilidade e web design. Entretanto, quem é focado especificamente em algum destes, certamente consegue atuar, especificamente falando, com mais qualidade – porém não conseguindo, amplamente, desenvolver-se em todas as áreas citadas no decorrer de um projeto.

Mas Qual Área Escolher?

Mediante as explicações que foram dadas e apresentação do sistema de classificação das principais áreas do desenvolvimento web (lembrando, que foi idealizado e realizado por mim, mesmo), fica a escolha: ser um desenvolvedor web altamente especializado em uma área de atuação ou; ser um desenvolvedor web que conhece várias áreas e consegue atuar, de forma satisfatória, em qualquer uma ou várias delas ao mesmo tempo. Cada uma dessas escolhas impacta em seu desempenho no projeto, performance, tempo, demanda, valor que se pode cobrar (budget ou orçamento), dentre outros aspectos.

Esta série que estou propondo é justamente para apresentar estas principais áreas e, através de explicações, exemplos, argumentações, exposições de pontos de vista e demonstrativos, expor e explicar como é o trabalho e o dia-a-dia dos profissionais de desenvolvimento web que atuam em cada uma dessas áreas.

Com isso, o objetivo que se pretende atingir é permitir que os leitores tenham uma visão geral de cada uma dessas especializações do trabalho de web e, a partir deste conhecimento, unido às próprias análises e experiências pessoais, decidir por qual caminho trilhar ou, quem sabe, fazer alguém que já atua numa dessas áreas “mudar de ideia” e partir para outra e/ou estimular alguém a complementar suas atividades através do labor em mais de uma vertente do desenvolvimento para web.

Por fim…

Com isso, chegamos ao fim do primeiro artigo que tive a oportunidade de escrever aqui, para o Webmaster.pt! Espero, sinceramente que tenhamos a oportunidade de crescermos juntos, através de trocas de conhecimentos diversos e ajudas mútuas, sempre no intuito de aprimorarmos nossas capacidades e evoluirmos como profissionais da área de desenvolvimento web.

Esta troca de informações, o contato entre as pessoas, o networking, é essencial para um profissional deste ramo se tornar realmente bom, tenham certeza disso. Um dos ditados mais falados e escritos entre nós, desenvolvedores de web, é que “não é preciso reinventar a roda”, quer dizer, provavelmente já existe uma solução pronta que um colega fez e disponibilizou para ajudar a vida de seus pares. Por exemplo, estamos nos comunicando através da plataforma WordPress, não é verdade?  Mas, nem todas as boas soluções são tão conhecidas (e, nem por isso, deixam de ser boas), e é através do conhecimento interpessoal que também é possível acesso a essas boas soluções prontas.

No próximo artigo da série: O desenvolvimento front-end e back-end!

Be Sociable, Share!

14 Comentários

  1. Bem vindo Tárcio

    Ótimo artigo, parabéns.

    Abraços.

  2. saulopaiva

    Parabéns Tárcio!

    Optimo artigo! Fico no aguardo dos próximos para dar continuidade ao assunto Desenvolvedor Web.

    Abraços!

  3. parabéns, gostei muito do artigo e com certeza vou acompanhar os próximos.
    abraço

    • Tárcio Zemel

      Que bom que gostou! Tomara que goste dos próximos artigos da série, também!

      Se tiver alguma sugestão de conteúdo a ser abordado, basta dizer! ;-)

  4. Felipe

    Grande Tárcio! Ótimo artigo, ansioso pelos próximos =]
    Um abraço.

  5. Yuri

    Ótimo artigo Tárcio, me fez perceber o quanto é grande a área de atuação :)
    Estou ancioso pelo segundo artigo.
    Grande abraço… sucesso p/ vc 

  6. FernandoZ

    Ótima didática no artigo, parabéns. Vou seguir lendo os demais artigos.
    Vlw!

  7. Vitor Pereira

    Vou lhe dizer uma coisa .. eu nao sou grande apologista de ler coisas escritas pois as vezes é cansativo e chato tar sempre a ler .. A minha onde é mais video aulas mas por incrivel que pareça voce conseguiu de cativar mesmo muito neste artigo :D vou seguir todooos

Participa! Comenta...