29 Dicas Para Você Obter BackLinks Para O Seu Site

Perguntaram ao Matt Cutts:

A obtençao de links naturais é uma tarefa difícil. Você pode listar 5 meios eficazes para a obtenção de links naturais, excluindo a ideia de publicar conteúdo de qualidade?

Vamos ver o vídeo com a resposta do Matt Cutts. Depois, fazer um lista das recomendações dele. E finalmente adicionar mais algumas dicas para você obter backlinks para o seu site ou blog.

Dicas Do Matt Cutts Para Você Obter Links Naturais Para O seu Site

  • A primeira dica do Matt Cutts, que ele própria considera a pior dica das que vai apresentar, é controvérsia. Todos sabemos que as histórias de mal dizer atraem uma multidão. E há debate. E a consequência são links naturais para os artigos onde consta essa controvérsia.
  • Outra dica é a participação na comunidade. Responda a perguntas. A questão aqui é mesmo a criação de relação sociais e de amizade na web. As pessoas que nos conhecem estão mais recetivas a linkar para o nosso conteúdo que os visitantes anônimos que visitam o nosso site ou blog.
  • Investigação original. Se alguém publicar conteúdo original através duma investigação prévia, com uma abordagem nova, terá como retorno o interesse da comunidade e links naturais.
  • O envio de newsletters torna o conteúdo publicado mais visível. E a regra é simples. Sem prejuízo da qualidade do conteúdo, que é determinante, a quantidade de links obtidos será sempre proporcional à visibilidade do seu conteúdo.
  • Participe nas redes sociais, como o Twitter, Facebook e FriendFeed. Mais uma vez estamos a conversar sobre a criação de relação sociais e de amizade, que são essenciais para ter sucesso online.
  • As famosas listas, de que este artigo é um exemplo: 10 exemplos de… 10 dicas para… 10 temas wordpress… 10 tutoriais sobre…
  • Ter um blog. Escrever tutoriais.
  • Ofereça uma ferramenta que seja gratuita e útil para a comunidade.
  • Verifique a arquitetura da informação e a estrutura de links do seu site ou blog. Certifique-se que é fácil linkar para para uma página do seu site ou fazer o bookmark duma dessas páginas.
  • Publique alguns vídeos. Podem adicionar um valor de entretenimento ao seu site e blog, comparativamente com textos. E esse valor adicional pode representar mais links naturais.

matt cutts

Dicas Adicionais Para Você Obter Backlinks

O seu projeto tem qualidade? É um investimento sério? É uma aposta com um ciclo de vida de vários anos? Se responder sim, não se preocupe apenas em obter backlinks, sem cuidar do rasto que você deixa sempre que consegue um backlink. Cada link natural deve representar uma participação valioso da sua parte, enquanto membro desta comunidade virtual a que todos nós pertencemos.

  • Submeta artigos a diretórios de artigos, tanto em português como em inglês. Poderá obter algum tráfego e também 1 ou vários backlinks para as páginas do seu site por cada artigo submetido.
  • Troque links com sites similares ao seu ou cujo tema seja conexo. Use como critério o interesse dos seus leitores por esses sites. Não abuse desta troca.
  • Publique comunicados de imprensa. Pode submetê-los em sites como o PRWeb e PRLeap. E também enviá-los a jornalistas e bloggers que escrevem sobre os mesmos temas ou associados ao tema do seu site.
  • Registe-se nas redes sociais e publique um link para o seu site no respectivo perfil. Alguns desses links são DoFollow.
  • Troque artigos com outros webmasters. É uma alternativa ao guest blogging. E cada artigo poderá incluir 1 ou vários links no respectivo texto, o que será mais valorizado do que a troca de links na barra lateral.
  • Submeta o seu site a sites de social bookmarking. Nalguns casos, esses links são DoFollow. Mas, também vale aqui a ideia da promoção do site e consequente maior visibilidade do mesmo.
  • Pergunte aos seus parceiros de negócios se não é possível indicarem no site deles o seu site a título de parceiro ou até ofereça-se para escrever um testemunho dos serviços deles, em troca dum link para o seu site.
  • Crie um blog no Blogger, WordPress, xanga e Tumblr e escreva artigos sobre o tema do seu blog. Ocasionalmente, promova nesses blogues os artigos do seu site. Não se esqueça de adicionar valor à comunidade com o conteúdo publicado nesses blogues.
  • Analise os links dos seus concorrentes e procure obter links de quem linka para esses concorrentes. A lógica é simples. Quem linka para os seus concorrentes, pode também linkar para o seu site, desde que você ofereça conteúdo de qualidade igual ou superior a esses concorrentes.
  • Promova os seus produtos e serviços através dum programa de afiliados. A consequência aqui é uma visibilidade maior, para além da lógica comercial que fundamenta um programa desse tipo. Essa visibilidade maior representará mais links naturais.
  • Compre links. Mas, venda a sua alma ao Diabo primeiro. É contra as diretrizes de qualidade do Google. Coloque o seu anjinho e o seu diabinho a debaterem este assunto. Não recomendo está técnica se o seu site for um projeto de qualidade, com uma esperança média de vida de alguns anos. Pessoalmente, não uso esta técnica. Não gosto de jogar roleta russa com o meu trabalho. Mas, não somos todos iguais. E há pessoas que gostam de apostas de elevado risco…
  • Participe nas Resposta do Yahoo Brasil. Seja criativo na colocação de links para o seu site nessas respostas. Mas, antes de pensar nisso, seja um membro útil dessa comunidade. Pense nos backlinks como uma recompensa pelo seu bom trabalho a ajudar os outros. E não abuse.
  • Coloque sempre um link para o seu site na assinatura do seu email. Repetimos o que já escrevemos: maior visibilidade = mais links naturais.
  • Caso tenha conteúdo valioso que poderá valorizar algumas páginas da Wikipedia ou outros sites do mesmo tipo, adicione links nessas páginas para o seu site. Mas, não seja um spammer.
  • Escreva um artigo autoritário para a Squidoo e coloque um link para o seu site. Mas, mereça esse links. Escreva um artigo com qualidade. Não se esqueça que os links que vai deixando pelo caminho são amostras da sua marca, dos seus produtos e serviços e do conteúdo do seu site. Se optar por escrever artigos de baixa qualidade, isso terá um reflexo negativo na sua marca.
  • Procure forums que permitem assinaturas com links DoFollow. E participe ativamente. Seja um membro de corpo inteiro dessa comunidade. Esse fato será valorizado pelos restantes membros. Receberá mais tráfego e links naturais por causa desse reconhecimento, para além dos links DoFollow na assintura dos seus posts. Seja seletivo. Alguns fóruns falam muito em comunidade. Mas, não oferecem nada em troca aos respectivos membros.
  • Caso tenha um ou vários blogues, seja generoso a linkar para outros sites e blogues. Esses links serão notados pelos respectivos blogueiros. E daí resultará a tal maior visibilidade do seu blog.
  • Comente noutros blogues. Se participar com ideias relevantes e interessantes, os restantes comentadores terão interesse em visitar e conhecer o seu blog ou site. Se quer links naturais para o seu site ou blog, precisa que o mesmo seja conhecido.
  • Organize um concurso e ofereça prémios interessantes ou pelo menos divertidos. Esse tipo de iniciativa pode atrair muitos links naturais.
Be Sociable, Share!

83 Comentários

  1. Ótimo artigo, dicas super importantes. Parabéns e muito obrigado!

  2. eu preciso bolar ainda uma maneira de me organizar para construir esses backlinks, pois são muitas maneiras de se conseguir, e preciso de backlinks de qualidade urgente!

  3. Boas técnica e algumas que desconhecia. Obg!

  4. Boas dicas. É sim bem difícil conseguir backlinks de qualidade mas com paciência lá vamos conseguindo.

  5. Muito bom… Estou lendo o livro a Arte do SEO e fala muito sobre isso. Parabéns…

  6. Jamais deve comprar backlinks. No últimos dois anos o Google conseguiu encontrar maneiras eficazes para descobrir esse tipo de ação. Uma coisa que deve ter em mente é que esses sistemas geram diversos backlinks de uma só vez, ou por dia. Só aí já é um perigo de seu site ser banido pelo mecanismos de busca. 

    Produza sempre conteúdos de alta qualidade, use redes sociais a seu favor. Crie backlinks em sites de qualidade, de tempos em tempos, mas sem exageros. 

    Atualmente faço trabalhos para o site de Resultado da Mega Sena. Claro que seria bem mais fácil comprar esses sistemas, mas não vale apena o risco.

  7. excelente, gostei de mais !!!!

  8. É o que eu preciso para meu projeto que tô montando, Um portal de noticias em tempo real

  9. Muitas vezes podemos contar também com a sorte. Um exemplo criei um artigo com vídeo, e o resultado foi mais de 30 links vindo de grandes sites/Blogs de portugal. Dei um grande salto em minha posição no Google.

  10. Excelente dicas, fico agradecida por compartilhar esse conteúdo.

  11. Um artigo muito completo sobre backlinks, resta dizer que tudo o que foi descrito vai ajudar em muito o seo do seu website. Parabéns e obrigado!

  12. Ótimas dicas parabéns! Agora é só colocar em pratica.

  13. Adorei o post, belas informações, fundamentais para quem deseja obter uma boa pontuação com os buscadores.

    Muito obrigado!

  14. Eu estava analisando a concorrência que está nas primeiras páginas do google em determinado nicho  e vi que muitos deles tem colocado links de blogsport em sua determinada páginas e tem sido ranqueado mesmo. e muitos desses links não tem autoridade.

  15. Ótimas dicas, obrigado

  16. Realmente muito bom! Tenho que me esforçar mais para conseguir bons backlinks!

  17. Acho que as melhores dicas estão aqui de como conseguir Backlink, obrigado!

  18. Parabéns pelo conteúdo ! 
    É conseguir backlinks bons está super difícil mesmo ! Estou começando agora e vejo que não é nada fácil!
    Mas suas informações ajudaram bastante.Agora é ir a luta! 

  19. Lucas Martins

    Boas dicas. To atrás de conteúdo sobre backlinks que nem um doido. Eles são essenciais para conseguir subir nos resultados das pesquisas do Google. Valeu pelas dicas.

  20. Com certeza são dicas matadoras para se conseguir backlinks , dependendo do nicho a metade dessas táticas já é o suficiente para ranquear nas primeiras páginas… Conteúdo completo e digno da primeira posição… Parabéns.

  21. Bom, melhor começar logo para não ficar para trás!
    Obrigado pelas dicas!

  22. Obrigado pelas dicas! Tentarei utilizar todas elas para melhorar as visitas de meu site.

  23. Muito boas as suas dicas. Para os colegas que comentaram acima, vão com calma na hora de criar backlinks, tudo que não é feito de forma natural é levado em consideração pelo Google.

  24. Excelente… existe uma dica maravilhosa para teafego no seu blog ou canal de youtube, que tem me ajudado bastante eh o pingler…de verdade  eh bom demais

  25. Grandes dicas encontrei aqui, vou colocar tudo que puder em prática, Obrigado pelo artigo.

Participa! Comenta...