Internet Explorer 9 – Uma Nova História?

A guerra entre os navegadores está prometendo e a Microsoft não quer ficar fora dessa briga, trabalhando duro para quem sabe dessa vez acabar com má fama do seu navegador, o Internet Explorer.

Segundo os números da Netmarketshare em Junho de 2010 o navegador continua sendo usado por 60% de todos os usuários da internet.

Netmarketshare

E pensar que há apenas quatro anos atrás esse número estava em 90%. Mas números às vezes não dizem tudo e podemos ver isso nas estatísticas do próprio Webmaster.pt publicado neste artigo Dados Estatísticos Do Webmaster.pt:

dados estatísticos webmaster.pt

Podemos ver que o Internet Explorer perde realmente essa briga. E o próprio Rui Soares explica o motivo, no artigo já citado:

O perfil dos nossos visitantes é diferente do perfil médio do utilizador de internet. Os nossos visitantes são programadores, web designers, webmasters, blogueiros e donos de websites e possuem conhecimentos de informática e internet superiores à média. O que permite concluir que quanto maior for a experiência, o conhecimento e a cultura dos utilizadores em informática e internet, menor é a quota de utilização do Internet Explorer.

Mas parece que a Microsoft quer mudar esse quadro e na tarde de 16 de março de 2010, no evento MIX10, que é voltado para webdesigners e desenvolvedores de sites, ela apresentou todas as novidades e funcionalidades que farão parte do Internet Explorer 9, que ainda não tem data para o lançamento oficial.

A versão disponível para download, chamada de Platform Preview 3, é voltada especialmente para os desenvolvedores testarem seus sites e assim verificar como eles responderão à nova plataforma de renderização implementada no navegador, além de já se prepararem para as mudanças que virão. Por isso não espere mudanças visuais significativas.

Platform Preview 3

Uma das garantias da Microsoft é que o novo navegador será mais rápido e potente que os concorrentes e para provar isso lançou um site exclusivo pata testar o IE9, onde os desenvolvedores podem testar e comparar o desempenho da aplicação.

Test Drive do Internet Explorer 9

Test Drive do Internet Explorer 9

Algumas Novidades Do Internet Explorer 9

Uma das novidades principais é o suporte nativo ao HTML5. Isso significa que será possível reproduzir vídeos, áudio, gráficos complexos interativos, chamados de SVG (Scalable Vector Graphics) e até jogos dentro das páginas sem precisar de plug-ins como o Adobe Flash Player ou o Microsoft Silverlight.

Outra novidade é o suporte total (assim esperamos) ao CSS3, incluindo os seletores, cores, bordas e fontes, além de outras propriedades. Será que dessa vez vai?

Será também incluído um novo engine JavaScript, que promete acelerar ainda mais o navegador. Com isso o Facebook, Gmail e outros carregarão e funcionarão muito mais rápido. Atualmente, seguindo o site Webkit.org já apresenta um desempenho superior ao Firefox:

Webkit

Aceleração Gráfica 2D

A Microsoft realmente quer melhorar a experiência de navegação para o usuário e por isso o novo Internet Explorer irá incluir aceleração de vídeo por hardware, utilizando as tecnologias Direct2D e DirectWrite, os quais aumentam o desempenho de processamento de dados enviado da CPU para a placa de vídeo.

Isso significa que a renderização do CSS3, gráficos SVG, vídeos de alta definição e até o texto será melhor apresentando na tela e de forma bem rápida, deixando a navegação com mais fluidez e ainda por cima usará menos a CPU.

API e NUI

Outro ponto que merece destaque é que a Microsoft focou seu desenvolvimento para a difusão de APIs (Application Programming Interface) no IE9. Isso significa uma melhor compatibilidade com os plug-ins de e-mails, redes sociais e outros que podem ser implementados pelos programadores. Além disso, as APIs tem forte ligação com o cloud computing, ou computação nas nuvens e a intensão é cooperar com a elaboração de aplicativos que não precisam ser instalados pelo usuário.

Para os designers, uma novidades que deve empolgar fica por conta da tecnologia NUI (Natural User Interface), para ser usado em aparelhos que possuam multitouch. O novo navegador deve ajudar a disseminar a criação de aplicativos com essa funcionalidade.

Minority Report Interface

Compatibilidade Do IE9 Com As Diferentes Versões Windows

O IE9 Platform Preview 3 não é compatível com Windows XP, o que não é surpresa, pois exige Direct2D e DirectWrite, APIs criadas para o Windows 7, mas suportadas no Windows Vista SP2.

Testando o navegador alguns erros são encontrados, scripts não funcionam e algumas páginas simplesmente não carregam. Por isso utilize a versão somente para fazer testes e matar sua vontade de conhecê-lo.

Aproveite e faça os testes no site disponibilizado pela Microsoft. Ou faça o download da versão Platform Preview 3. E por fim não deixe de comentar o que você está achando dessa briga. Será que realmente os usuários estão ganhando com isso?

Fico aguardando a sua opinião.

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...