MsSQL – Princípios Básicos

Tutoriais MsSQL De Quemuel Aquino,

MS SQL ServerAntes de darmos início às matérias principais, que são relacionadas à Instalação do SQL Server, seu uso e configurações, vou lhe passar dicas práticas de compatibilidade, a fim de evitar futuros erros e bugs tanto em sua base de dados, quanto no Servidor!

Instalar o SQL Server em um Servidor pode se tornar um processo demorado, cansativo e sem sucesso para o profissional responsável pelo trabalho, por este motivo, vamos falar sobre 3 áreas essenciais para que haja um funcionamento perfeito:

Edições do SQL Server:

Só quem já teve o “grande” privilégio de instalar um programa em seu computador e em seguida ter de desinstalar o mesmo problema em modo seguro por causa de erros (ou em alguns casos até formatar o computador) sabe o quanto é doloroso ter de começar tudo de novo!

A fim de evitar este tipo de situação, estamos investindo abaixo algumas informações sobre cada versão do SQL Server, pois nem sempre a versão completa será a mais apropriada para suas necessidades!

Enterprise Edition:

Trata-se da edição mais completa do SQL Server. Esta edição é própria para servidores de grande potência, pois possui recursos avançados que consomem além de processamento, memória (que também precisará ser usada para outras aplicações).

Indicamos esta edição apenas para empresas que possuem necessidades especiais, sendo necessário utilizar recursos específicos como: espelhamento, backups, restauração online e snapshots (geralmente empresas que hospedam web sites utilizam bastante).

Developer Edition:

Trata-se de uma edição que também é completa, porém, como o nome já diz: é específica para desenvolvedores.

Por ter sua licença restrita a ambientes de desenvolvimento e teste, é recomendada para empresas que desenvolvem sites e sistemas.

Apesar de ter sua licença restrita para este fim, é possível se fazer o upgrade para a edição Enterprise Edition, caso haja necessidade.

Standard Edition:

Trata-se da edição Padrão do SQL Server, onde você pode encontrar os recursos mais usados (comuns para bancos de dados de pequeno e médio porte).

Recomendamos sua utilização em web sites ou intranets!

OBS.: Como trata-se da edição padrão, não oferece suporte a alguns dos serviços que o Enterprise Edition oferece.

Express Edition:

Trata-se de uma edição gratuita do SQL Server, própria para aplicações locais e desenvolvedores de pequenas soluções.

Por tratar-se de uma versão própria para estudantes e pequenos desenvolvedores, todos os recursos básicos para criação e manutenção de banco de dados estão disponíveis, possuindo apenas algumas limitações de conexão e de recursos.

Mobile Edition:

É uma edição exclusiva para dispositivos móveis (celulares e palmtops), onde se é possível a replicação de bancos de dados SQL Server, garantindo também o sincronismo e a consistência dos dados.

OBS.: Vale a pena lembrar que o SQL Server também pode ser encontrado para download junto ao site da Microsoft (www.microsoft.com), sendo possível efetuar os testes sem limitações por até 120 dias.

Requisitos de Hardware

Agora que você tem um conhecimento sobre como funciona cada edição do SQL Server, o próximo passo é saber que tipo de computador utilizar!

Imagina você preparar um super computador apenas para atender necessidades básicas de uma pequena empresa?

Seria jogar dinheiro fora, concorda comigo?

Por este motivo, estaremos abaixo disponibilizando alguns recursos necessários para sua utilização:

  • Processador: O padrão recomendado pela Microsoft é que que ultrapasse 1 GHz. Para ser sincero, do jeito que as coisas vão hoje em dia, “eu” não considero um web server um computador que não tenha pelo menos 2 GHz. Isto porque a todo momento precisamos utilizar recursos, instalar atualizações de segurança, etc! No fim, o computador acaba ficando lento, podendo travar a qualquer momento (dependendo dos fatores, claro).
  • Memória RAM: Pode variar de acordo com a edição desejada, porém, nós lhe indicamos utilizar memória superior a 512 RAM ou se possível acima de 1 GB.
  • Espaço em disco: Os componentes do SQL Server geralmente utilizam de 50 MB a 300 MB de espaço.
  • O computador também deverá conter: Driver de CD/DVD, Placa de Rede e Monitor com Resolução de 1024×768 ou superior.

OBS.: Nesta área estamos apenas lhe dando uma média do que você pode utilizar, porém, se você não tiver um conhecimento de Hardware, verifique junto a um técnico de sua confiança, pois além do SQL Server, você utilizará outras aplicações (sem contar o Windows Server), que deverão utilizar recursos de seu Processador, Memória RAM e Espaço em disco.

Requisitos de Software

Agora vou lhe dar uma sugestão pessoal, pois eu já comprei um certo Programa e na hora de instalar… O Sistema era incompatível com meu atual Sistema Operacional!

Como estava apressado, acabei perdendo tempo e dinheiro!

Por este motivo, gostaria de lhe pedir para verificar a tabela abaixo para saber se seu Sistema Operacional é recomendável rodar o SQL Server:

Sistema Operacional Enterprise Developer Standard Express Mobile
Windows Server SIM SIM SIM SIM SIM
Windows XP Não Recomendo SIM SIM SIM Não Recomendo
Windows 2000 PRO Não Recomendo SIM SIM SIM Não Recomendo
Windows 2000 Server SIM SIM SIM SIM SIM

Bem… espero que as observações acima lhe ajudem a escolher a edição ideal, o computador padrão a ser instalado seu Servidor e o Software correto para suas necessidades.

Continue acompanhando nossas matérias! Com nossas dicas, certamente você poderá tirar várias dúvidas que ocorrem no dia a dia.

Caso tenha alguma sugestão, dúvida ou queira fazer alguma observação, sinta-se a vontade em entrar em contato conosco!

Tutorial Seguinte Da Série MsSQL De Quemuel Aquino > MsSQL – Instalar O SQL Server

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...