AdSense On Top E Adsense Optimize WordPress Plugins Parte15

Olá leitor do Webmaster.pt!

Nesse artigo irei finalizar o assunto envolvendo plugins do Adsense. Vou mostrar os problemas típicos que podem acontecer, geralmente envolvendo o design e a legibilidade. Quero dizer com isso que não adianta você ter a plena noção de como configurar corretamente o plugin ou como inserir os anúncios, se não souber onde inseri-los, a quantidade de Ads do blog ou ainda o formato correto a ser utilizado.

Mas não vou entrar em detalhes específicos, pois é um assunto bem extenso. Procure por artigos que tratam sobre layout de páginas e estética de blogs no Webmaster.pt e tire todas as suas dúvidas.

Aproveito para dizer que isso também ocorre em diversos outros plugins e por isso além de entender da parte técnica e configurações específicas do próprio plugin, é necessário entender todo o conjunto de informações que o cercam, sendo que às vezes, até em áreas em que o plugin não atua.

Algumas Dicas

Antes de entrar nos problemas, vou passar apenas algumas dicas importantes que irão
te ajudar:

  • Escolha um tema apropriado para o seu WordPress, que tenha suporte a Ads e se possível a plugins AdSense de modo automático;
  • Não “encha” seu blog somente com propagandas, salvo em caso daqueles que tenham esse objetivo, ou seja, ser um centro somente para Ads (!). Mas lembre-se de que os leitores geralmente gostam mais de conteúdo e que não gostam de sentirem-se enganados. Pense nisso!
  • Sempre deixe destacado o conteúdo do blog e não os Ads;
  • Procure conhecer todos os formatos de anúncios disponibilizados pelos AdSense para então escolher aqueles que se encaixam corretamente nas áreas destinadas ao Ads do seu blog;
  • Antes de publicar seu post ou página, sempre dê uma olhada antes para conferir o posicionamento do anúncio. Ainda nesse artigo irei citar alguns problemas quer podem ocorrer;
  • Assim como qualquer serviço, o AdSense também têm diversas políticas que precisam ser conhecidas e seguidas à risca. Não seja um fora-da-lei!
  • Estude Design de páginas. Isso já foi falado no início, mas é praticamente um requisito de sucesso do blog e por isso não deixe de fazer isso!

Os Problemas Comuns

Um dos problemas mais chatos e comuns que surgem, não somente nestes, mas em todos os plugins, é o tal do alinhamento. É necessário trabalhar muito bem nisso para que a legibilidade e estética do seu blog / web site não seja afetada.

O alinhamento não depende necessariamente do plugin, mas sim do tema e de outros plugins instalados, principalmente aqueles que inserem itens nos posts, como o Simple Pull Quote, assunto do artigo Simple Pull Quote – WordPress Plugin Parte12.

Vou dar apenas alguns exemplos e possíveis soluções básicas. É claro que com o tempo você irá adquirir mais experiência e conhecimento, talvez até em programação PHP e CSS. Mas nesse momento inicial quero dar a minha parcela de contribuição. Vamos lá então?

Exemplo No 1 [figura 1]:

Ads Retângulo grande (336x280) somente texto

Aqui temos um exemplo de Ads ‘Retângulo grande (336×280) somente texto’, com posicionamento no topo e alinhamento esquerdo. Repare que existe um “tarja” por cima do anúncio. Essa tarja faz parte do título do post do tema ‘Arjuna X’. A solução básica a ser aplicada aqui é alterar o tipo de Ads para ‘Retângulo médio (300 x 250) somente texto’ [figura 2]:

Ads para Retângulo médio (300 x 250) somente texto

Exemplo No 2 [figura 3]:

Ads do tipo Retângulo médio (300 x 250) somente texto

Coloquei esse exemplo que usa o Ads do tipo ‘Retângulo médio (300 x 250) somente texto com posicionamento no meio e alinhamento à esquerda. Repare que parte do texto ficou atrás do anúncio, parte esta referente à lista ordenada. Nesse caso podem ser aplicadas três soluções:

  1. Reformatar novamente o texto, podendo adicionar mais conteúdo no início do post ou página ou mudar o tipo de formatação [figura 4];Reformatar novamente o texto
  2. Mudar o alinhamento do Ads para a direita, lembrando que isso irá afetar todos os posts do seu blog;
  3. Mudar o posicionamento para o alto, revendo o tipo de anúncio;

As propagandas no meio do post, em minha opinião, são totalmente inconvenientes e desnecessários e ainda deixam um visual muito ruim e “feio”! Por isso sempre aconselho inseri-lo no topo ou no final do post.

Exemplo No 3 [figura 5]:

posicionamento baixo

Esse exemplo se assemelha muito ao primeiro, mesmo tendo o posicionamento baixo.

Aqui queria mostrar que dependendo do tipo de anúncio, ele fica “fora” do seu blog, deixando-o bem “grotesco” e nada profissional. A solução aqui é mudar o tipo de anúncio, escolhendo um que se encaixe dentro do post;

Exemplo No 4 [figura 6]:

o Ads empurrou todo o post para baixo

Esse problema já foi apresentado no artigo Simple Pull Quote – WordPress Plugin Parte12, mas agora com a inclusão do Ads. Você pode até não estar vendo, mas na parte onde é mostrado o código PHP com ajuda do plugin SyntaxHighlighter Evolved, existe os intertítulos do plugin Simple Pull Quote.

Imagine colocar isso para os seus leitores. Além de uma falta de profissionalismo é uma falta de respeito com eles. O que aconteceu é que o Ads “empurrou” todo o post para baixo, sendo que os outros plugins não conseguem “enxergar” isso.

Existem algumas soluções que podem ser aplicadas:

  • Reformatar o texto, adicionando ou retirando conteúdo. Na figura 7 podemos ter um exemplo disso, mesmo não sendo dos melhores xD;
  • Colocando o código em outro lugar;
  • Retirando os intertítulos;
  • Tirando o anúncio. Para isso insira o comentário HTML ao post.
  • Lembre-se de que isso é feito somente em modo HTML. Essa informação é encontrada no site oficial, porém ao fazer isso o post fica novamente desalinhado [figura 8], sendo necessário reformatar novamente o post.post fica novamente desalinhado

Mas acho que você já entendeu a ideia que passar, de que existem diversas formas e que você precisa explorar todas para obter o melhor resultado.

E Os Erros Com O Adsense On Top?

Até agora estive falando dos erros com o Adsense Optimizer e por isso vamos explorar um pouco o outro plugin.

Exemplo No 5 [figura 9]:

anúncio do tipo Cabeçalho (728 x 90)

Esse é um erro que surge no tema Arjuna X com anúncio do tipo ‘Cabeçalho (728 x 90)’ com o posicionamento no alto. O que aconteceu é que o Ads ficou atrás do cabeçalho. Veja que em outro exemplo [figura 10], com o anúncio do tipo ‘Retângulo médio (300 x 250)’, além do cabeçalho ter ficado na frente, o anúncio referente aos múltiplos posts também “ficou no caminho”.

anúncio do tipo Retângulo médio (300 x 250)

Repare como o blog virou uma bagunça total com poucos cliques :D . Em ambos os casos, a melhor solução para esse tema é trocar o posicionamento do anúncio para outro lugar, preferencialmente no rodapé [figura 11].

preferencialmente no rodapé

Último Aviso e Finalizando…

Existe um aviso interessante no site oficial do Adsense on Top, informando que segue as recomendações do Google e por isso adiciona somente três Ads por página, bloqueando os excedentes. Mas isso somente com o plugin Adsense Optimizer. Então se você não visualizar mais de três anúncios por página já sabe o motivo.

Assim finalmente encerro o assunto com esses dois plugins que funcionam em conjunto. Mas tenho certeza de que você aprendeu muito e que aplicará tudo ao seu blog. Como sempre utilize seus comentários para deixar suas dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Estou muito querendo te ouvir. No próximo artigo, falaremos sobre novos plugins.

Fiquem na paz e até o nosso próximo encontro!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...