Desenvolvedor Web (parte 3): Arquitetura Da Informação

Desenvolvedor web: Arquitetura da Informação

Olá, pessoal que acompanha o Webmaster.pt! Espero que esteja tudo bem com todos vocês!

Nos últimos artigos de nossa série sobre o desenvolvedor web, vimos que a área de desenvolvimento web é bastante ampla; que existem diversos tipos de classificação das principais áreas de atuação de um profissional de web (inclusive, propomos nosso próprio “modelo” de classificação); que, para começar, é importante saber a diferença entre back-end e front-end e, a partir disso, explicamos de forma bastante elucidativa, que diferença é esta, chegando à conclusão de que front-end é a área pública de um site ou sistema online, sem restrições de acesso, ao passo que back-end é uma área particular do site, destinando-se a oferecer acesso restrito para que o software seja manutenido por pessoas selecionadas.

Na listagem apresentada no primeiro artigo sobre as principais áreas de atuação de um desenvolvedor web, o segundo item apresentado foi Arquitetura da Informação, e é justamente sobre este tema – às vezes alcunhado “AI” (não confundir com “Artificial intelligence“) – que vamos discorrer um pouco neste artigo.

“Arquitetura”

Cabe, para um entendimento mais amplo, sabermos o significado do termo “Arquitetura”, exatamente como o conhecemos desde sempre. Segundo a Wikipédia, de maneira simples, consideremos que Arquitetura é a

arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

Podemos, então, evidenciar o principal trecho deste conceito de arquitetura de maneira a beneficiar o entendimento (para ser usado como “mote” para o prosseguimento das explicações): a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial.

Quer dizer, no sentido que nos interessa, a Arquitetura tem por objetivo lidar com a organização e ordenamento espaço físico humano.

Arquitetura da Informação

Pois se a Arquitetura “tradicional” tem por objetos maiores a organização e ordenamento de espaços físicos, é simples supor qual seria a verdadeira função da Arquitetura da Informação: lidar com ordenamento e organização da informação!

Para ficar ainda mais preciso, analisemos o que disse Richard Saul Wurman, o homem que, muito provavelmente, foi quem cunhou a expressão “Arquitetura da Informação”. Segundo podemos observar no artigo do Ex Vertebrum, disse Wurman sobre a função de Arquiteto da Informação:

Bons arquitetos de informação tornam o complexo claro, tornam a informação inteligível para outros seres humanos. Se eles tem sucesso fazendo isto, são bons arquitetos de informação. Se falham, não são bons.

Uma outra boa definição de “Arquitetura da Informação” que podemos encontrar é que está acessível no site Usabilidoido, no artigo sobre Arquitetura da Informação, no qual podemos encontrar:

A definição de Arquitetura da Informação é o “estudo da organização da informação que permite ao usuário chegar ao entedimento”. Na prática, ela se refere à organização da estrutura de um website e seu conteúdo, rotulagem e categorização da informação e o design dos sistemas de navegação e de busca.

Atuação do Arquiteto da Informação

Os próprios conceitos apresentados sobre a Arquitetura da Informação, por eles mesmos, já dão uma ideia e definem sobre a parte prática desta área de atuação do desenvolvedor web e o que faz o profissional da área, o Arquiteto da Informação. Quem atua nesta área, na prática, pode fazer (dentre outras) as seguintes atividades:

Filtrar informações do site

Todo e qualquer tipo de site precisa de informações (sejam elas textuais, visuais, sonoras, etc), e, assim que esta informação é definida (muitas vezes, cedidas pelo cliente), é papel do Arquiteto da Informação filtrar essas informações para uso posterior.

Quando se trata de um blog ou quaisquer outras publicações com periodicidade definida, o Arquiteto pode atuar ajudando com a seleção de conteúdos.

Hierarquizar informações

No processo inicial de filtrar informações pertinentes ao escopo do site, muito conteúdo é “aproveitado”. Nestas condições, cabe, também, ao arquiteto da informação, hierarquizar estas informações, definindo níveis de importâncias para toda essa informação, de modo a identificar o que é mais importante aos visitantes e/ou ao objetivo do negócio.

Auxiliar a Usabilidade

Uma das principais atribuições de um arquiteto da informação é atuar e auxiliar nas definições e estabelecimentos da usabilidade de um web site ou sistema online, ou seja, definindo a “facilidade” com que os visitantes usam um web site ou sistema virtual e voltando seus esforços para que esta tarefa seja a mais simples e intuitiva possível.

Auxiliar o Web Design

Através do uso de ferramentas próprias à sua área de atuação, o arquiteto da informação deve atuar juntamente com o pessoal do web design, definindo e estruturando o que se chama de wireframe, que, segundo pode ser encontrado na Wikipédia:

Um wireframe de site web (ou também “wire frame web”, “wireframe web”, “web wireframing”) é um guia visual básico usado em design de interface para sugerir a estrutura de um sítio web e relacionamentos entre suas páginas. Um wireframe web é uma ilustração semelhante do leiaute de elementos fundamentais na interface. Normalmente, wireframes são concluídos antes que qualquer trabalho artístico seja desenvolvido.

Através dos wireframes, portanto, o arquiteto da informação estipula, através  da filtragem das informações pertinentes ao site e do resultado da hierarquização dessas informações, quais elementos são mais ou menos importantes e como estes devem ser apresentados aos visitantes e como se deve dar a interação online.

A esse propósito escrevi, no meu blog desenvolvimento para web, um artigo mostrando algumas boas ferramentas para criação de wireframes.

Conclusão sobre Arquitetura da Informação

A Arquitetura da Informação somente recentemente começou a ser reconhecida como profissão importante dentro do complexo trabalho de planejamento e desenvolvimento de sites, sistemas interativos e peças online, em geral. Mas, segundo o que vimos neste artigo, trata-se de atividade importantíssima e, para projetos que queiram portar o título de “profissional”, um arquiteto da informação é imprescindível. Concorda?

No próximo artigo sobre as áreas de atuação de um desenvolvedor web: mais sobre a usabilidade! Não percam!

Be Sociable, Share!

3 Comentários

Participa! Comenta...