Conheça O Google Adsense Parte 3

Posicionamento Dos Anúncios

Imagine que você foi almoçar num restaurante. Não é um restaurante muito bom, mas além de ser barato, é perto de seu trabalho. Então você senta numa mesa mais aconchegante e sossegada, lá no fundo, longe do balcão. Depois de alguns minutos você descobre que aquele lugar é tão sossegado, tão escondido, que nem os garçons por lá passam. Nem te percebem. Você balança as mãos para tentar ser visto… Em vão. Ninguém te vê. Você decide mudar de mesa, pois perdeu a paciência, e ao sentar mais na frente… “Olá, em que posso lhe ajudar?” – pergunta o garçom, automaticamente. Você não precisou nem acenar ou chamar, simplesmente mudou de lugar e foi percebido.

E aí, você ainda tem alguma dúvida de que o posicionamento importa?

Imaginando que você tenha balançado a cabeça negativamente após ler a pergunta acima, anuncio que esse será o assunto de nosso terceiro capítulo: O posicionamento dos anúncios.

O “F” Da Visibilidade

Segundo o Google,  o campo de visão de um usuário ao visitar uma página da Internet se assemelha com uma letra “F”. Se vê muito no começo da página e pouco no fim, a visão se afunila, veja na figura abaixo.

Portanto, para receber mais cliques, é recomendável que você posicione seus anúncios dentro do famigerado “F”, ou melhor, dentro das partes vermelhas indicadas na imagem acima. Porém, lembre-se: O que serve pra mim pode não servir pra você, sendo assim, não leve essa dica tão a sério. Teste-a, e se após algumas semanas você perceber que não deu resultado, sinta-se livre para descartá-la.

O Design Do Anúncio

No mundo do AdSense os detalhes fazem toda a diferença. Os fatores que motivam uma pessoa a clicar em um anúncio estão geralmente ligados ao seu subconsciente, como por exemplo: As pessoas não prestam atenção em anúncios de imagens ou muito chamativos. Já estamos acostumados a ignorar esse tipo de coisa. É tanta poluição, tanta propaganda, que elas acabam se tornando invísiveis aos nossos olhos. Por isso, devemos usar publicidade discreta em nossos blogs. Os anúncios devem se assemelhar ao máximo com o layout do site e deve-se preferir os de texto aos de imagem, para que assim, as pessoas os enxerguem.

Resumindo, nem sempre o mais chamativo é o mais visto, as vezes a discrição é mais atrativa. E para fazer o anúncio ficar discreto e eficiente você deve seguir os seguintes passos:

  1. Retirar as bordas;
  2. Usar as mesmas cor de fundo e fonte do site, ou pelo menos tentar combinar;
  3. Testar a cor dos links, tendo em vista que, de acordo com o Google, os links mais clicados são os de cor azul, exatamente por já estarmos acostumados com esta cor, que é a padrão;

Mas atenção! Embora os anúncios devam ser discretos, eles também devem se destacar, devem ser avistados. Ninguém vai clicar em um anúncio se não visualizá-lo primeiro, logo, coloque-os sempre dentro do campo de visão do usuário. O curioso é que em cada lugar que você colocar o anúncio, ele surtirá um diferente efeito sobre o visitante:

  • Anúncio dento do Artigo: Eles oferecem uma alternativa visual ao leitor, assim o anúncio ficará mais destacado, e também, perto do campo de visão;
  • Anúncio no Topo: Eles fazem um flash na cabeça do usuário, fazendo-o lembrar dos textos no link enquanto estiver na página;
  • Faixa de links no Menu: Oferece uma opção de clique além do menu;
  • Anúncio no final do Artigo: Serve como uma porta de saída, levando alternativas para que o leitor clique em algum anúncio relacionado ao texto.

Dica para aumentar o CPC

Como o preço dos anúncios é decidido em um leilão, quanto mais anúncios você tiver, mais anunciantes virão brigar pelo preço, o que fará com que o preço suba. Sendo assim, coloque o maior número de anúncios que puder! E uma boa forma de aumentar sua carteira de anúncios é usar os de texto e imagem – embora, como dito acima, eles não sejam muito aconselháveis, pois recebem menos cliques -, pois você aumentará as opções em cada bloco, evitando exceder o limite de anúncios por página estipulado pelo Google.

Só para constar, vale dizer que de acordo com o regulamento do AdSense você pode ter em sua página:

  • Três anúncios em blocos;
  • Um bloco de links;
  • Duas caixas de AdSense para busca;
  • Um botão de referência AdSense (Ganhe dinheiro com Google AdSense);
  • Um botão de referência de download do Firefox.

Observação Final

Eu sei que bato nessa tecla toda hora, mas você deve estar sempre testando tudo o que eu falo! As dicas que dei nessa série de postagens funciona na maioria dos sites, mas não necessariamente funcionará no seu, cabe a você verificar. Eu estou lhe dando as armas, mas quem vai à guerra é você, pense nisso.

Série de artigos sobre o Google Adsense:

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...