Conheça O Google Adsense Parte 4

Eu sempre falo em testes, falo em pesquisar qual o layout mais rentável para o seu site, mas nunca expliquei como. Para conseguirmos obter melhores resultados precisamos analisá-los, e então, a partir do estudo do comportamento do usuário, podermos corrigir possíveis erros e continuar com o progresso. E esse processo de coleta e análise dos dados referentes a um site chama-se Web Analytics, vamos falar um pouco disso!

De acordo com o Aberdeen Group, “Web Analytics é o monitoramento e reporte do uso dos Websites para que as empresas possam ter um melhor entendimento das complexas interações entre as ações dos visitantes e as ofertas que o site possui, assim como prover informações para aumentar a lealdade dos clientes e as vendas”.

Quando se faz a análise dos dados de acesso do seu site, você recebe métricas como: Número de visitantes, Tempo médio da visita, Número de Visualizações de Página, Taxa de Rejeição, Fontes de Acesso e até a Localização Geográfica dos Visitantes. Com esse relatório em mãos, fica muito mais fácil traçar uma estratégia para o que quer que seja, inclusive para aumentar os rendimentos com o AdSense.

O Google Analytics

Uma das principais ferramentas de WA é o Google Analytics, oferecido gratuitamente pela empresa. Basta cadastrar suas conta e site para começar a usufruir de suas funcionalidades. A sua interface é bem intuitiva, logo, o seu uso se torna bem prático e não irá levar muito tempo até que você saiba manejar o sistema com facilidade.

Por exemplo, para você ver as estatísticas sobre o rendimento de seu site com o AdSense basta você clicar, no menu lateral, em Conteúdo > AdSense. Exatamente como na figura abaixo:

E então, um submenu será aberto com as seguintes opções:

  • Visão Geral: Assim como o nome já diz, esta guia mostrará uma versão reduzida dos outros menus, lhe dará uma visão geral do desempenho do site em se tratando de AdSense.
  • Conteúdo Principal do AdSense: Nesta guia serão mostrados os rendimentos em cada página do site, com seus respectivos números de impressões de páginas e cliques. Também serão exibidos o eCPM e o CTR.
  • Principais Referências do AdSense: Aqui o Google Analytics compara os seus ganhos – ou outros dados – aos de outros sites de tamanho (número de visitas, pagerank e conteúdo) semelhante ao seu.
  • Tendências do AdSense: Aqui ele mostra diversos gráficos em barras horizontais sobre o site, tais como: Receita do AdSense, CTR e eCPM do AdSense, Anúncios clicados do AdSense, entre outros. A idéia é fazer simulações e mostrar tendências.

Embora a equipe Google Analytics faça um grande esforço para oferecer relatórios precisos, pode acontecer dos dados informados serem diferentes dos oferecidos pela sua conta AdSense. Se isso acontecer, leia este tópico de ajuda.

Os Critérios Do AdSense

Também não podemos deixar de falar de uma ferramenta extremamente útil, e que as vezes fica esquecida pelos editores: Os Critérios do AdSense. Eles nos permitem acompanhar várias estatísticas sobre nossos sites – incluindo quais são as páginas ou sites mais rentáveis, e que formatos/cores de anúncios convertem melhor. Você pode, por exemplo, comparar o desempenho dos seus anúncios de cabeçalho com os seus anúncios retangulares, ou comparar o seu artigo sobre o iPhone com o artigo sobre o Google Android.

Na hora de criar um anúncio – ou até depois, editando-o -, você lhe atribui um critério para depois fazer as comparações. Existem 2 tipos de critérios: Os Critérios Personalizados e os Critérios de URL.

Critérios Personalizados

Com o Critério Personalizado você pode designar um nome qualquer à um bloco de anúncios. Basta que você crie o critério e insira o código identificador nos anúncios que deseja incluir nesse grupo.

Critérios de URL

Os Critérios de URL acompanham o desempenho dos anúncios baseado em suas URLs. Você pode monitorar uma página, domínio ou subdomínio ao criar um critério para ele, assim, todos os anúncios dentro dessa URL terão seu desempenho automaticamente analisado e reportado.

Critérios Múltiplos

Antigamente essa opção não existia, mas hoje em dia pode-se atribuir até 5 critérios para cada bloco de anúncios. Critérios múltiplos são úteis para reunir informação detalhada sobre o desempenho de seus anúncios. Eles podem informar qual é a posição, o formato, a combinação de cores e as páginas mais clicadas.

Com essas informações você já pode analisar o resultado de todos os testes feitos com o posicionamento dos anúncios. Posicione seus anúncios de uma forma, deixe por uma ou duas semanas, anote grave os resultados e compare com as futuras modificações. Mas lembre-se que se for preciso, você deverá alterar o layout do site para conseguir bons resultados, e infelizmente, muitas vezes isso é necessário.

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