Lançamento do WordPress 3.0 RC1

Lançamento do WordPress 3.0 RC1

WordPress 3.0 RC1Olá pessoal! Trago mais novidades sobre o novo WordPress.

Na noite de 27 de maio de 2010, data em que o WordPress completou 7 anos de existência, foi lançada o primeiro Release Candidate (RC 1) do nosso querido CMS e já está disponível para
download: WordPress 3.0 RC1 Release Candidate 1 em formato zip..

Repleta de mudanças (leia o nosso artigo que trata do assunto Conheça O Novo WordPress 3.0, a nova versão do WordPress não está agradando a todos, pois estão dizendo que o novo CMS está com diversos problemas e principalmente lento.

Estado Do Desenvolvimento Do WordPress 3.0

Mas é preciso lembrar que a versão RC não é a final, mas sim uma etapa para identificar erros e fazer as correções definitivas antes do lançamento oficial. A maioria dos softwares passa por esses processos, sendo primeiramente lançados versões alpha e beta e depois a RC.

Segundo o blog oficial está quase tudo pronto: todas as funcionalidades concluídas, os bugs corrigidos e todos os problemas mais sérios resolvidos.

Porém, mesmo após vários testes e correções, a equipe de desenvolvimento pede os “corajosos de coração” para testá-lo e descobrir algum eventual problema.

São mais de 20 milhões de pessoas usando o WordPress com diversas opções de instalação e configuração, sendo bem possível alguma coisa ter passado “despercebido” pela equipe de programadores.

O blog ainda dá mais algumas orientações e avisos:

  • Os menus personalizados já foram finalizados;
  • A opção de multi-sites (vários blogs, ou seja, o Wodpress MU) está pronto;
  • A função do admin foi atenuada, para que você possa se concentrar mais no conteúdo;
  • Há uma tonelada de mudanças e por isso os autores de plug-ins precisam testa-los agora, pois em caso de algum problema com compatibilidade, possa ser trabalhado até o lançamento final;
  • O mesmo vale para os temas e ainda dos plug-ins que trabalhem junto com temas;
  • Os problemas conhecidos estão listados no site do WordPress.

Em caso de encontrar algum problema, você pode fazer o seguinte:

Mas deixo aqui uma dica muito importante: não faça o teste no seu blog oficial, aquele no qual você trabalha ou de produção. Essa mesma dica é deixado pela equipe de desenvolvedores. Quando a versão final for lançada oficialmente aí é outra história.

Compatibilidade Dos Plugins

As mudanças também estão visíveis no repositório oficial de plug-ins, pois no item ‘Compatibility’ de cada plug-in já está disponível a opção ‘3.0’, conforme você confere na próxima figura, que pertence ao All in One SEO Pack:

compatibilidade pluginscompatibilidade plugins

Veja que 6 pessoas já o testaram: 4 disseram que funcionou sem problemas e 2 disseram o contrário. É claro que não sabemos o nível das pessoas que votaram, mas já podemos tirar uma pequena conclusão.

Como Ativar A Opção De Criar Vários Blogues

E para finalizar o artigo, quero deixar uma pequena dica para aqueles que irão testar a versão RC 1, que é o procedimento para habilitar a opção de criar vários blogs no WordPress 3.0, o antigo WordPress MU, pois não vem habilitado por padrão. Vamos lá?

Como habilitar a criação de vários blogs no WordPress 3.0

  • Depois que o WordPress 3.0 RC 1 estiver corretamente instalado, abra o arquivo wp-config.php e adicione a seguinte linha:

    define('WP_ALLOW_MULTISITE', true);
  • Salve o arquivo e dê um ‘atualizar’ no seu blog. Com isso a opção ‘Tools > Network’ estará disponível:network WordPress MU
  • Siga os procedimentos nessa tela e tenha sua “rede de blogs” funcionando sem problemas;
  • E em caso de dúvidas ou problemas, clique no botão ‘Help’ encontrado no topo dessa tela ou leia o artigo que trata do assunto aqui no Webmaster.pt;

Notícia dada. Agora é só esperar os seus comentários, pois eu sei que está você curioso para testar essa nova versão. Estou realmente ansioso para ouvir sua opinião. Vamos lá!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...