webmaster

CSS – Princípios

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

CSS – Princípios

Index Da Série > Aprende CSS Com Maicon Sobczak

Separar o código responsável pela estruturação da página do código responsável pela estilização da página não é aconselhável. É obrigatório.

Para sustentar esta regra posso citar a melhor legibilidade do documento, a maior facilidade de manutenção e arquivos de tamanho reduzido.

Para definir a aparência dos elementos de uma página utilizamos o CSS (Cascading Style Sheet), folha de estilo em cascata.

Este é o primeiro tutorial de uma série destinada a abordar os conceitos e melhores práticas na utilização de folhas de estilo. E tornar você um versado no assunto.

Incluindo CSS No Arquivo

Existem quatro formas distintas de incluir o código CSS em uma página.

Inline
Pode ser escrito dentro das tags HTML. É a pior escolha para formatar um elemento já que mistura apresentação e conteúdo.

Texto

Editores WYSIWYG são conhecidos pela utilização de estilização inline.

No cabeçalho
Incluir o CSS no cabeçalho da página antes do fechamento da tag head. Esta opção dificulta a manutenção das páginas, pois exige que você altere uma por uma.



Lincar um arquivo externo
E por fim a forma mais aconselhável, que é criar um arquivo somente para o CSS e incluir um link para ele no cabeçalho do arquivo HTML.



Além de criar total separação entre conteúdo e formatação, desta maneira podemos criar folhas de estilo específicas para cada mídia.

Quando você não define mídia as declarações são válidas tanto para computadores e celulares quanto impressos. Mas cada um tem suas particularidades, então é possível definir uma folha de estilo para cada mídia.

As mídias suportadas são:

  • all – valido para todas as mídias.
  • aural – para compreensão por sintetizadores de voz.
  • braille – para dispositivos de leitura em braille.
  • embossed – para impressão em braille.
  • handheld – usados em “computadores de mão”, os handhelds.
  • print – estilo para impressão.
  • projection – para apresentações que utilizam slides, como projetores.
  • screen – para telas de computador.
  • tty – utilizado em painéis luminosos e teletipos.
  • tv – para aparelhos televisivos.

Quando for lincar o arquivo de estilo externo, basta adicionar a propriedade media.

Sintaxe

Uma das responsáveis pela facilidade em aprender CSS é a sintaxe. As regras são compostas por apenas três partes. O seletor, a propriedade e o valor desta.

seletor {propriedade:valor;}


p{color:#ff0000;}

Ponto e vírgula no final da declaração é obrigatório. E quando você é iniciante, é muito fácil esquecer.

Descendência

Os elementos HTML de uma página estão dispostos em uma estrutura baseada na definição de elementos pais, filhos, descendentes, irmãos. Uma família completa. Vejamos um exemplo:


Texto.

Outro texto.


No trecho de código acima é possível ver que o elemento p esta dentro do elemento div, antes do fechamento da tag. Sendo assim, o elemento de parágrafo é filho da div sendo que não existe nenhum outro elemento entre os dois. O parágrafo que contém o “Outro texto” é filho da tag body e irmão da div já que os dois tem o mesmo pai que é a tag body.

Compreender esta inter-relação é fundamental para criar códigos CSS enxutos e otimizados.

Continuando com o nosso exemplo acima, para aplicar um fundo azul à div e mudar a cor do texto para branco escrevemos o seguinte código no arquivo CSS.


div {background-color:# 06C;}

div p{color:#fff;}

O resultado é este:

Utilização DIV Em CSS

Apesar de ter dois parágrafos no documento, apenas o parágrafo filho da div recebeu a formatação. Mas foi definido que os parágrafos teriam a cor do texto branco!

Volte ao código CSS e observe que na parte destinada ao seletores da segunda declaração, antes do elemento de parágrafo tem o div. Isso cria uma relação entre o segundo e o primeiro. No caso, o segundo tem que ser filho do primeiro.

Como o segundo texto da página não esta dentro de uma div, não recebe a formatação.

Conflito De Propriedades

A descendência no código CSS implica que se foram definidas duas propriedades conflitantes para um mesmo elemento, a que foi declarada por último ou a que for mais específica prevalecerá.


p{color:#333;}

p{color:#666;}


Nesse caso, a cor do parágrafo inicialmente era cinza escuro, mas será mostrada no documento como cinza médio, pois foi essa a cor declarada por último.

Existe uma forma de burlar a descendência utilizando a declaração !important. A declaração que contiver!important terá prioridade sobre todas as outras com as quais possa vir a conflitar. O aconselhável é nunca precisar dela, mas pode ser útil para formatar a impressão da página ou contornar incompatibilidade entre navegadores.

Vejamos outro exemplo. Primeiro o código CSS depois o HTML.

Arquivo CSS


div p{color:#fff;}

p{color:#00F;}

Arquivo HTML

Texto

Dentro da div


Resultado

Exemplo CSS

Já no código acima o parágrafo que estiver dentro de uma div não terá a cor azul e sim a cor definida para os parágrafos dentro das divs que é branca. Nesse caso prevaleceu a declaração mais específica e não a ordem em que foram declaradas.

É um conceito que exige um pouco de prática para dominar, mas que vale muito a pena compreender para criar declarações elegantes e sem conflitos.

Tutorial Seguinte Da Série Aprende CSS Com Maicon Sobczak > CSS – Selectores

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4.00 out of 5)

Deixe o seu comentário, participe!

2 Responses

    1. Olá! Obrigado. O autor dos tutoriais, Maicon Sobczak, é um excelente web designer e programador. Recomendo a série dele sobre CSS! Um Abraço Rui Soares

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

CSS – Princípios

Aprenda CSS com o Maicon Sobczak. Este primeiro artigo da série aborda os princípios do CSS.