Conheça O Google Adsense Parte 2

Para não estender demais as postagens futuras ao ter que explicar termos técnicos usados no AdSense ou no AdWords, farei dessa segunda parte uma espécie de introdução para o estudo. Hoje você aprenderá como funciona o leilão por anúncios, aprenderá o significado de termos como CPM, CTR e ROI, aprenderá mais sobre cada tipo de anúncio que se pode usar no AdSense, enfim, aprenderá o básico, para que possamos prosseguir.

Google AdSense

Glossário Do Google AdSense

Primeiramente vamos tratar dos termos, compreendê-los será necessário para entender as seguintes explicações. Iniciemos então, o nosso Glossário:

  • CPC: Custo por Click – é o valor pago a cada clique em um determinado anúncio de campanhas PPC. O CPC médio é um dos mais importantes indicadores no gerenciamento de uma campanha PPC, pois mostra – imediatamente – a variação de pagamento da concorrência direta.
  • CPM: Custo por Milha – é parecido com o CPC. Só que ao invés do valor ser cobrado em cima do número de cliques, é cobrado a cada 1.000 impressões de página, ou seja, a cada 1.000 vezes que aquele anúncio aparece, você ganha uma certa quantia.
  • eCPM: Custo por Milha Efetivo – é o valor estimado de quanto você ganharia a cada 1.000 impressões de página. Por exemplo: Você ganhou US$0,25 com 100 impressões de página. O valor médio da impressão de página é de US$0,0025 centavos, logo, o valor eCPM é de US$2,50.
  • CTR: Click Through Rate – é a taxa dada pela divisão da quantidade de cliques em um anúncio pelo número de impressões do mesmo, e multiplicado por 100. Por exemplo, uma CTR de 3%, indica que a cada 100 impressões do seu anúncio, somente 3 foram clicados.
  • ROI: Return on Investment ou Retorno do Investimento – é uma medida eficaz da relação custo/benefício de uma campanha de SEO ou PPC.
  • Bounce Rate ou Taxa de rejeição: Índice que mede quando o visitante chega no site, não faz nenhuma navegação e sai do site. Essa taxa pode ser vista na sua conta do Google Analytics, falaremos disso em breve.
  • Feed: É o conteúdo enviado por um site, sempre que atualizado, para seus usuários assinantes. Os mais conhecidos são os “RSS Feeds” disponíveis em blogs, que avisam seus assinantes sempre que um novo post é publicado.

Leilão de Anúncios

O Leilão de Anúncios serve para buscar um equilíbrio de interesses entre as três partes: Os usuários, os anunciantes e a Google. Os anunciantes desejam mostrar anúncios relevantes para que hajam cliques por parte do usuário. Os usuários desejam, logicamente, ver anúncios relevantes. E por final, o Google, como intermediador e anfitrião, deseja que a experiência seja satisfatória para ambas as partes.

Para atingir esse objetivo o Leilão conta com um mecanismo bem eficiente. Cruzando a qualidade dos anúncios com a oferta dada, gera-se o Ad Rank, que é o critério utilizado para escolher os melhores anunciantes. Mas como se mede a qualidade de um anúncio? Avaliando três aspectos:

  • CTR: A taxa de cliques, que foi anteriormente explicada em nosso Glossário, é o elemento mais importante dessa avaliação;
  • Relevância: Esse critério é utilizado para garantir que o anúncio irá atingir o público-alvo. Por isso, o Google compara o conteúdo do anúncio com as palavras-chave do site em questão, certificando-se de que há relação entre ambos.
  • Página de Destino: Esse aspecto é relacionado à qualidade da página que recebe o usuário após o clique. Se essa página ajudar o usuário a achar o que procura, o anúncio receberá uma boa nota nesse quesito.

Eu pensei em fazer um vídeo para explicar o leilão de uma forma mais prática, porém, para a minha felicidade, Hal Varian, o Economista-Chefe do Google, já fez esse trabalho: Vídeo de Val Varian sobre o leilão de anúncios.

Tipos De Anúncios

Nessa parte vamos falar sobre todos os tipos de anúncios, assim você poderá escolher melhor o seu arsenal na hora da caça aos rendimentos:

  • AdSense para Conteúdo: Essa é a modalidade de anúncios mais comum. É aquela de blocos de anúncios – ou de links – que inserimos em nossos sites. Como você já deve ter notado, existem diversos formatos de blocos de anúncios e de links também
  • AdSense para Pesquisas: É uma forma de gerar receita quando os visitantes procuram algo em seu site. Recentemente esse mecanismo tem passado por diversos aprimoramentos e está muito mais potente, com isso as buscas tem sido mais efetidas, garantindo uma melhor experiência para o usuário do seu site. Saiba mais sobre essa modalidade de anúncios nesse vídeo sobre AdSense para Pesquisas.
  • AdSense para Feeds: Tem muitos assinantes do seu RSS? Então, por que não aproveitar para rentabilizar? Essa ferramenta faz esse trabalho pra você. Ela é bem parecida com o AdSense para Conteúdo, porém, ao invés de aparecer no site, aparece no Feed.
  • AdSense para Domínios: Essa modalidade de anúncio foi criada após a equipe adsense ter recebido muitas solicitações de editores que procuravam monetizar seus domínios inativos, ou melhor, aqueles que dão “Página não encontrada”. O AdSense para Domínios permite que se tenha ganhos com sites ainda não desenvolvidos.

Série de artigos sobre o Google Adsense:

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