Conheça O Google Adsense Parte 6

Você já acumulou os 100 dólares necessários para liberar o pagamento do AdSense? Não sabe como proceder para receber seu dinheiro? Hoje vamos tratar desse assunto, vamos explicar como receber o dinheiro, e embora este tutorial seja feito por um brasileiro, também serve para os editores de Portugal, já que o processo é semelhante.

Primeiramente devemos retornar à um detalhe importante e já mencionado em uma postagem anterior: O PIN. Ele é um código de segurança enviado pela Google quando você atinge o saldo de US$50 na sua conta do AdSense.  A função do PIN é certificar que o titular da conta mora realmente no endereço informado – essa medida de segurança era mais coerente no passado, quando tínhamos a opção de receber a quantia via cheque-, e assim que você o recebe, deve inserí-lo na sua conta AdSense como informado na carta remetida pela Google.

Depois disso, é só esperar que o saldo de sua conta AdSense atinja os US$100 de rendimentos para começar o processo de liberação. Se for sua primeira vez a receber os ganhos, até o dia 8 do mês seguinte aparecerá uma mensagem na página principal da sua conta AdSense solicitando que preencha um formulário de informações fiscais, ou seja, as informações relativas a sua conta bancária e etc. A partir daí é só esperar até aproximadamente o 28º dia do mês para que o dinheiro seja liberado e esteja pronto para a liquidação em sua agência bancária.

“Neste momento, a única forma de pagamento disponível para editores do Brasil é a transferência eletrônica internacional (wire transfer). O Google enviará seu pagamento em dólares americanos. Esse é um método rápido e seguro para o envio de seus pagamentos e estamos trabalhando para disponibilizar em breve outras opções de pagamento.” – Google Brasil

A partir daí não podemos ajudar muito, pois é entre você e o banco, e infelizmente, é onde acontece a maioria dos problemas. Mas de uma forma geral, você deve entrar em contato com a agência e solicitar que a ordem de transferência internacional de fundos seja liberada e caia na sua conta. Se a quantia for muito grande eles podem pedir que você a justifique, logo, certifique-se de levar consigo o contrato do AdSense ao banco. Caso eles exijam algo mais, apresente-lhes o demonstrativo de ganhos, que contém outros dados relevantes sobre o pagamento. Para acessar o demonstrativo de ganhos de um pagamento específico, clique em Minha conta > Histórico dos pagamentos e clique no link “detalhes” ao lado da linha de pagamento.

Contrato AdSense

Se algum problema acontecer e você não conseguir liquidar a quantia, ela retornará à sua conta AdSense dentro de aproximadamente 90 dias, para que então você possa retirá-la no mês seguinte.

Também é importante lembrar que devemos declarar o dinheiro recebido do AdSense em nosso imposto de renda. Mas como? No item “Rend. Trib. de pessoas físicas e exterior” uma tabela será aberta onde você poderá importar os dados do carnê leão ou digitá-los manualmente na coluna “Exterior”. Só há impostos para quantias acima de mil e poucos reais, sendo assim, não há preocupação se você não tiver atingido esse montante.

Caso seu contador solicite um recibo, esse documento está disponível na sua própria página de editor. Para salvar ou imprimí-lo, proceda assim:

  1. Faça login na sua conta AdSense;
  2. Logo abaixo dos “ganhos estimados”, clique em “Histórico de pagamentos”;
  3. Note que aparecerá um extrato com os últimos meses;
  4. Selecione o mês que deseja obter o recibo e clique em “Detalhes” ao lado de “Pagamento emitido”;
  5. Uma página com um resumo aparecerá, nela, clique em “Demonstração de lucros”;
  6. Um documento oficial do Google surgirá. Ele é seu recibo, clique para salvá-lo ou imprimí-lo.

Caso você possua alguma dúvida a mais, deixe-a aqui para que possamos te ajudar. Até a próxima!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...