Desenvolvedor Web (parte 5): Web Design

Desenvolvedor web: web design

Para aqueles que estão acompanhando nossa série sobre as principais áreas de atuação de um desenvolvedor web, já viram que abordamos, no primeiro artigo da série, uma introdução sobre um assunto e apresentamos quais são estas principais áreas de atuação; prosseguindo, vimos mais sobre o desenvolvimento front-end e back-end, quais as diferenças e possibilidades de cada um; depois, foi apresentada e explicada a Arquitetura da Informação, mostrando qual sua importância e o que pode fazer o profissional da área e; a Usabilidade, mostrando o que é e o que não é usabilidade através de vários conceitos e apresentando um pouco sobre o trabalho do profissional de usabilidade.

Agora, prosseguindo com nossa série, falaremos sobre uma das mais importantes áreas de atuação de um desenvolvedor web, que é o web design!

Conceito De Web Design

O web design, na verdade, já foi conceituado e classificado por muitas pessoas, dentre elas especialistas da área de design e profissionais de atuação correlata. Seria possível escrever um artigo com milhares de palavras somente colocando algumas das tentativas de classificação do “web design”. O que nos informa a Wikipédia pode não ser a melhor delas, mas, certamente, é bastante oportuna para um melhor entendimento do tema:

O web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web.

O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, usabilidade, acessibilidade entre outros.

A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.

E este fragmento textual tem, em si, informações muito importantes para entendermos que o webdesign não é prática que se faz separada, destacada, “avulsa” de outras também importantes áreas do desenvolvimento web. Como pudemos ver, a multidisciplinaridade é um dos fatores mais importantes desta verdadeira ciência que é o web design.

Um web designer não tem condições de aplicar o conhecimento único e exclusivo de web design em algum projeto. O webdesign, por si só, não é passível de atuação por ninguém. Só se pode falar em web design quando também se fala em usabilidade, arquitetura da informação, desenvolvimento de interfaces e outras mais.

Atuação De Um Web Designer

O trabalho de todo web designer começar com um briefing sobre o projeto a ser desenvolvido ou aprimorado. Ou seja, um conjunto de respostas enviadas pelo cliente sobre perguntas enviadas pelo(s) desenvolvedor(es) para saber mais informações e detalhes a respeito do desenvolvimento. Depois do briefing completo respondido, o web designer pode atuar em diversas vertentes relacionadas à sua profissão / área de atuação.

Concepção De Identidade Visual

Muitos dos profissionais do web designer são “importados” do designer tradicional. Então, seja o caso de um destes designers ou seja o caso de um dos designers “tradicionais” trabalhando conjuntamente com um web designer, a identidade visual de uma empresa e/ou projeto deve ser concebida.

Se for o caso de uma identidade visual mais completa, que aborde logotipo, cartão de visita, papelaria de escritório, etc, também no projeto deve estar incluído o(s) web(s) site(s) cabíveis. Quer dizer, seja através de um projeto mais holístico ou somente voltado para a internet, a concepção de uma identidade visual é necessária.

Desenvolvimento De Elementos Gráficos

Qualquer site que tenha por objeto ser autêntico e diferenciado dos demais, precisa, dentre outras coisas, de elementos gráficos personalizados, tais como ícones, menus, montagens de fotos, dentre outros. Faz parte do trabalho de um web designer conceber, projetar e desenvolver tais elementos para serem usados nos sites em que participa.

É bastante conveniente, tanto para um caso, tanto para o outro, que o Manual de Identidade Visual do cliente contenha os elementos gráficos que fazem parte do(s) web(s) site(s) do cliente.

Desenvolvimento (X)HTML e CSS

O web designer mais completo também possui conhecimentos relacionados à parte técnica do desenvolvimento web. Conhecer (X)HTML e CSS para “tirar do papel” as imagens que concebe para o projeto e fazê-los funcionar, efetivamente, é um diferencial.

Mas, para um trabalho de qualidade, não basta conhecer superficialmente tais tecnologias. É preciso conhecer bem as diretrizes e técnicas do W3C sobre (X)HTML e CSS e sempre se atualizar com as novidades da área (por exemplo, HTML5 e CSS3), a fim de desenvolver peças de qualidade em qualquer ínterim temporal que seja.

SEO E Web Design

Pode parecer incrível para alguns, mas há uma estreita relação entre SEO e web design (e que também tem a ver com HTML e CSS). Lembram-se da multidisciplinaridade, não é?  ;-)

Por exemplo: é importantíssimo, quando o assunto é otimização para mecanismos de busca, que o conteúdo do site, na camada de conteúdo (HTML), seja apresentados antes de elementos de navegação principal e auxiliares de interação (busca, newsletter, conteúdos relacionados, etc).

Um web designer que tenha em mente, também, o SEO, certamente planejará que o conteúdo venha antes e, aliando o CSS, isso será transparente ao visitante, ou seja, ele nem perceberá a diferença. Quem perceberá são os bots dos mecanismos de busca que, quando acessarem o site para a indexação, receberão o conteúdo principal do site anteriormente a outros elementos menos importantes e isto será de grande ajuda para um bom posicionamento.

Conclusão Sobre O Profissional De Web Design

Muitos conhecem o ditado que diz que “A primeira impressão é a que fica”. Isso também é verdade para a grande maioria dos web sites e sistemas virtuais que podemos encontrar. Certamente que “O conteúdo é o rei”, mas uma boa apresentação visual, feita através de um web design excelente, considerado em todas as suas vertentes – e levando em conta a multidisciplinaridade -, se faz necessária para captar o visitante, para fazê-lo se interessar e, aí, sim, mostrar o que o site pode oferecer e quais suas vantagens.

E, confira, no próximo artigo de nossa série sobre as principais áreas de atuação do desenvolvedor web: otimização para mecanismos de busca ou, como é mais conhecida, SEO!

Be Sociable, Share!

3 Comentários

  1. Gabriel Medina

    Muito bom post, conteudo objetivo e satisfatório!

    parabéns!

Participa! Comenta...