webmaster

História Dum Domínio – Dicas Matt Cutts 2010

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

História Dum Domínio – Dicas Matt Cutts 2010

Um webmaster comprou um domínio há 7 meses. Colocou um website a funcionar nesse domínio. E, passados 7 meses, o website ainda não estava indexado no Google. Como o domínio tem uma história anterior à compra, o webmaster perguntou ao Matt Cutts se essa história pode afectar a confiança que o Google tem no domínio e ser a causa da não indexação do website.

Vamos ver e ouvir a resposta do Matt Cutts e, a seguir ao vídeo, analisar esta questão em pormenor.

httpv://www.youtube.com/watch?v=iKDlEKnT1Ko

Benefícios De Comprar Um Domínio Usado

O que leva um webmaster, uma empresa ou um empreendedor a comprar um domínio já usado em vez de registar um domínio novo? Quais as vantagens associadas à compra dum domínio usado?

  • SEO: Um domínio novo não tem um passado junto do Google. Parte do zero. O mesmo não acontece com um domínio usado, que tem um perfil de backlinks, uma determinada confiança (domain trust) e autoridade (domain authority) junto do Google. Esse reconhecimento do Google pode significar tráfego, bons posicionamentos nos resultados orgânicos do Google, para o novo website, num prazo de tempo muito inferior ao tempo que seria necessário para construir o mesmo perfil de backlinks, confiança e autoridade junto do Google, no caso dum domínio novo. Portanto, um domínio usado pode representar um atalho no caminho para o sucesso.
  • Marketing: Também pode tratar-se dum domínio com palavras chave relevantes no nome do domínio para o negócio do comprador. E ninguém pode negar a importância desse facto para que o website obtenha um posicionamento nas primeiras posições do Google para a pesquisa dessas palavras chave. Ainda uma vantagem SEO. Mas, talvez mais importante, uma palavra chave muito pesquisada é uma palavra chave popular num determinado mercado. E, se o nome do domínio for essa palavra chave, já pensaram na vantagem para o comprador que a facilidade em memorizar o domínio representa? Quem pesquisa “toys” esquece um domínio como toys.com? Acresce ainda uma vantagem relevante na taxa de conversões. Quem pesquisa toys, vai sentir uma identificação imediata com o domínio toys.com. E essa identificação significa que essa pessoa vai iniciar a sua vista ao website toys.com com uma emoção e uma expectativa positivas. Na guerra de conversões, o dono do domínio toys.com parte na frente.

Domínio Com História Negativa

Se você comprar um domínio penalizado pelo Google, porque o vendedor usou o domínio para SPAM ou usou técnicas de SEO Black Hat, pode ficar com a consolação de que você não foi o primeiro comprador, nem será o último, a ser enganado por um spammer. Mas, essa consolação não garante o reembolso do dinheiro e do tempo que você perdeu.

Há spammers que vendem os domínios penalizados pelo Google. Não vamos imaginar que um spammer é um Santo, com lugar garantido no paraíso, rodeado de 40 mulheres virgens. Trata-se duma pessoa que viola convenções sociais e éticas. Portanto, não causa qualquer surpresa que, para além de encher os motores de busca e as caixas de correio de lixo, tente vender domínios estragados a webmasters inocentes e inexperientes. A boa notícia é que, se você for enganado, ganha experiência… Aprende… Mas, você quer receber essa boa notícia?

Viu o vídeo do Matt Cutts? Ele respondeu para o comprador não se preocupar, que não é um problema, que há uma solução? Não.

A ideia de pedir uma reconsideração do domínio no Webmaster Tools não é uma solução para o caso. Se fosse uma solução, o Matt Cutts teria falado no vídeo sobre essa possibilidade. Já imaginou um cadáver enterrado no cemitério há vários dias a ressuscitar? Talvez haja uma história estranha, fantástica e inexplicável sobre o morto que afinal estava vivo. Mas, um milagre não é a regra. É uma excepção rara.

O Matt Cutts já disse que, no caso dum domínio banido ou muito penalizado pelo Google, é preferível começar do zero e registar um domínio novo do que submeter o pedido de reconsideração.

Comprar Um Domínio Usado Pode Ser Black Hat

Se você comprar um domínio usado, por todas as razões que indicamos anteriormente, pode colocar um website novo nesse domínio e criar uma propriedade valiosa, construindo sobre as fundações da história anterior desse domínio e adicionando valor. Numa situação destas, você ganha, o Google ganha e quem pesquisa no Google também ganha. Não há problema com essa abordagem.

Se você comprar um domínio usado, porque também valorizou o website associado a esse domínio, pode adaptar esse website às suas ideias. É um negócio legítimo que não suscita quaisquer questões de SPAM junto do Google.

Se você comprar o negócio dum concorrente e / ou o respectivo website e depois apontar esse domínio através dum redireccionamento 301 para o seu próprio website, adicionando a confiança e a autoridade desse domínio ao seu próprio domínio, não vai tocar qualquer alarme na equipa Anti-Spam do Google.

Mas, se você comprar vários ou muitos domínios usados para redireccioná-los com um 301 para o seu domínio para beneficiar dos backlinks desses domínios, o Google vai equiparar esses redireccionamentos a links comprados. E pode penalizar o seu website. Para quem gosta de correr riscos, o segredo do negócio é descobrir o ponto de ebulição do Google. Se você redireccionar 1 domínio, vai ter problemas? Não. E se redireccionar 5? E se redireccionar 100 domínios?

Dicas Para Comprar Um Domínio Usado

  • Conheça a idade do domínio no domaintools e a história dos registos e transferências. Se for membro do site, terá acesso a mais informação, que poderá ser importante para confirmar a informação prestada pelo vendedor. Um história transparente e com donos com boa reputação é um indício positivo na avaliação dum domínio.
  • Descubra que websites estiveram associados ao domínio no archive.org. Preencha o campo da WayBackMachine com o domínio e clique em Take Me Back. Trata-se duma viagem ao passado, com a apresentação de várias versões históricas dos websites que habitaram o domínio. Eis uma versão do yahoo.com de 1996:
    Yahoo 1996
    Esta visita histórica é importante para saber se o domínio foi usado em mercados que podem ter condenado a reputação do domínio junto do Google: pornografia, jogo online, drogas e produtos farmacêuticos (venda ilícita) e outras vizinhanças similares. Permite também antecipar o perfil de backlinks do domínio.
  • Mas, antecipar não é suficiente. Aceda ao Yahoo e pesquise o domínio com o operador link:

    link:www.nomedodominioaavaliar.com

    e analise com cuidado os backlinks que apontam para o domínio.
  • Saiba também as páginas do domínio indexadas no Google. Pesquise no google.com com o operador site:

    site:www.nomedodominioaavaliar.com

    Se não existirem páginas indexadas, num domínio que tem um website associado e backlinks, a probabilidade do domínio ter sido penalizado pelo Google é elevada.
  • É possível ter uma estimativa da popularidade do domínio e do respectivo tráfego no site Alexa.
  • Procure o domínio nos Diretórios Dmoz e Yahoo. Os backlinks desses diretórios são relevantes em termos de SEO. Portanto, valorizam o domínio. Mas, também são indícios de que o website associado ao domínio tinha qualidade, dado que os critérios editoriais de admissão de websites a esses Diretórios não permitem a inclusão de SPAM.
  • Pesquise na base de dados de marcas se existe alguma marca de terceiros igual ou semelhante ao nome do domínio usado, dado que, caso exista, trata-se dum risco adicional que deve ser ponderado, porque pode ser causa de conflitos futuros:
    1. United States Patent and Trademark Office
    2. Instituto Nacional de Propriedade Industrial Português
    3. Instituto Nacional de Propriedade Industrial Brasileiro

Outras Dicas do Matt Cuttts:

Autoridade Dum Website – Dicas Matt Cutts 2010

Dicas Matt Cutts

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

História Dum Domínio – Dicas Matt Cutts 2010

Conheça os benefícios de comprar um domínio usado. Saiba o risco de comprar um domínio penalizado pelo Google. Comprar um domínio usado pode ser Black Hat. Dicas para comprar um domínio usado.