2 Plugins A Não Perder Para Redes Sociais Parte9

Olá amigo leitor do Webmaster.pt!

As redes sociais são o assunto do momento e pode ter certeza que elas vieram para ficar. Por isso nessa parte 9 da coletânea sobre plugins irei apresentar dois nessa categoria. Para isso, é claro, você deve estar cadastrado nas redes que irá utilizar. Não iremos abordar a instalação desses plugins, mas somente sua configuração. Leia o artigo Como Instalar Plugins No WordPress Parte4 para tirar suas dúvidas.

Outros artigos desta minisérie:

Social Media Widget

Esse plugin é bem interessante, pois adiciona diversos ícones que levarão os visitantes do blog diretamente à rede social cadastrada. Esse plugin é encontrado no repositório oficial do WordPress e também possui uma página própria, onde é feito o suporte pelo autor.

Com o plugin instalado e ativado, irá aparecer uma nova widget no seu WordPress, chamada de ‘Social Widget’. O Social Media Widget não possui uma área de configuração própria. Isso é feito no próprio widget.

Nessas configurações você define o título, que será exibido na barra lateral, a URL de cada rede social que você faça parte e que estejam disponíveis no plugin, o tamanho dos ícones, os tipos disponíveis e sua opacidade. Realmente é bem simples e não tem mistério.

O que eu gostaria de chamar atenção é que cada URL deve começar com o ‘http://’, pois senão ele irá apontar para uma página do próprio blog, que logicamente não existirá. E não se preocupe caso não faça parte de todas as redes sociais, pois ele exibirá apenas os ícones com URL cadastradas.

Outro detalhe que talvez você perceba é que os dois últimos ícones são para o RSS e a página de cadastro do seu blog. Na verdade, se você cadastrar qualquer URL o ícone apontará para ela e isso em qualquer botão. Por isso muita atenção para cadastrar o endereço corretamente. Isso mostra que o recurso é bem legal, mas não é automático.

Um ponto bem interessante a ser mencionado é justamente a atenção que é necessária com alguns plugins, pois às vezes podemos achar que eles são todos configurados automaticamente, mas na realidade não é bem assim.

Na figura 1 você pode conferir os quatro tipos de ícones disponíveis:

quatro tipos de ícones disponíveis

Retweet Anywhere

Twitter é a rede social mais comentada ultimamente, apesar de muitos não a considerarem assim. Mas deixando essa discussão para outra hora, existem diversos plugins que adicionam recursos interessantes ao WordPress. O que irei apresentar nesse artigo permite aos leitores retweetar seus posts ou páginas de maneira rápida e simples, clicando apenas num botão [figura 2]:

retweetar seus posts

Ainda é possível adicionar uma widget com o mesmo propósito, inserir através dos shortcodes ou integrar manualmente no código PHP. Veja que esse plugin adiciona o mesmo recurso de diversas formas, mas irei explicar apenas a parte “menos complicada” e mais fácil, pois essa coletânea e voltada para os iniciantes.

Existem plugins que adicionam diversos recursos, funcionalidades e configurações ao WordPress, mas que geralmente não são necessários. Ainda existem aqueles que possuem mais de um método de implantação. Por isso é realmente importante você ler toda a documentação do plugin para conhecer “todos os caminhos”.

Na página oficial do Retweet Anywhere você encontra um FAQ com todas as informações necessárias sobre o plugin, que pode ser baixado no repositório oficial do WordPress.

Assim que instalado e ativado, o plugin cria uma entrada em ‘Configurações > Retweet Anywhere’. Acesse essa área de configuração que é dividida em três partes: General, URL Shortening e Look & Feel. Vamos detalha-los:

opções gerais do plugin

Na parte General [figura 3] estão presentes as opções gerais do plugin, que são:

  • Twitter API Key: é necessário inserir uma API Key do Twitter para seu blog. Para consegui-la, registre uma nova aplicação Twitter, sendo que no campo Callback URL você deve colocar o domínio do seu blog e em Default Access type deve estar como Read & Write. Depois de registrada sua aplicação, basta copiar sua API Key, que poderá ser visualizada no perfil da sua aplicação. Mas detalhes sobre a API Key do Twitter você encontra em outros artigos aqui do Webmaster.pt;
  • Popup title: texto que irá aparecer quando você deixar o mouse em cima do botão ‘Retweet’;
  • Retweet Format: aqui você define o formato da mensagem. É possível adicionar qualquer texto, que será exibido para o usuário. A variável %s exibe o título do post e %l seu link;
  • Enable Widget Shortcode: se marcado, permite que você use o shortcode [retweet-anywhere] nos seus posts;

Em URL Shortening [figura 4] estão as opções relacionadas ao encurtamento de links. Para isso, na lista suspensa escolha o serviço Bit.ly. Também é necessário inserir o nome de usuário e a sua API Key. Faça seu registro e depois obtenha essas informações no link Your bit.ly API Key .

URL Shortening

Já em Look & Feel [figura 5] estão as opções relacionadas à aparência do botão ‘Retweet’. São elas:

Look & Feel

  • Placement: local em que o botão ficará com opção de deixar no final ou no início do post ou ainda inseri-la manualmente, através do código PHP ou do shortcode;
  • Button Style: define o estilo do botão, podendo ser personalizado com código HTML;
  • Custom HTML: somente é usada caso seja acionada na opção anterior;
  • Background Opacity: define a opacidade do fundo na janela modal que é aberta ao clicar no botão ‘Retweet’;

Ainda é possível adicionar uma widget à sua barra lateral [figura 6]

adicionar uma widget à sua barra lateral

para que os visitantes do blog possam “retweetar” diretamente, sem precisar abrir a janela modal [figura 7].

retweetar

É possível definir o texto padrão, incluindo as variáveis já citadas, o título e ainda o tamanho do bloco.

Existem ainda outras opções de integração para esse plugin, mas isso deixarei a seu cargo pesquisar. Considere como uma tarefa para casa :D .

Em caso de dúvida pode utilizar os comentários sem problemas. Aproveite e deixe sua opinião, sugestão, elogio ou crítica.

Até o próximo artigo com mais plugins.

Be Sociable, Share!

1 Comentários

  1. Lindomar
    Muito obrigado por estar compartilhando teus conhecimento sobre WordPress :D Estou fazendo algumas pesquisas/buscas, mas vi que existem muitos plugin's de redes sociais que servem para compartilhar conteúdo(nesse caso, os post's).
    Gostaria de ter algumas dicas com você, se talvez exista, ou se você sabe o nome de algum plugin, que ao invés do usuário estar cadastrado no WordPress, ele apenas faça login em uma Rede Social, e depois retorne informações dele da rede social, como por exemplo, a imagem do seu profile, seu nickname, sua location country …
    Grande abraço

Participa! Comenta...