WordPress Themes – Instalação E Administração Parte5

Olá caro leitor. Estamos numa coletânea de artigos que trata sobre a variedade de temas, desde sua instalação, administração e configurações específicas.

Já estamos na parte 5, onde continuaremos a tratar sobre o tema Arjuna X, iniciado no último artigo. Iremos falar sobre as opções gerais desse tema, em ‘Aparência > Opções do Arjuna’.

São diversas opções disponíveis, sendo a primeira relativa à barra lateral. Antes de continuar, convém dizer que esse tema tem 4 widgets, configuradas em ‘Aparência > Widgets’. Esses widgets estão distribuídos da seguinte forma [figura 1 e 2]:

widgets tema arjuna

  1. Sidebar Top;
  2. Sidebar Left;
  3. Sidebar Right;
  4. Sidebar Bottom;

Repare que somente a Sidebar Bottom não possui widgets padrão, por isso adicionei a ‘Agenda’ para que ele fosse visualizado. Mais informações sobre esse assunto você encontra nos artigos WordPress – Barra Lateral e Widgets e WordPress – Configuração Dos Widgets Nativos.

widgets wordpress theme arjuna

As opções gerais do Arjuna X estão agrupadas da seguinte forma:

  • Barra lateral;
  • Páginas e Posts Únicos;
  • Comentários;
  • Paginação;
  • Diversos;

Cada um apresenta diversas opções de configuração, que você poderá conferir abaixo, nas figuras de 3 a 7. Como todas são auto-explicativas, não irei entrar em maiores detalhes, pois senão irei apenas repetir a informação já apresentada nas figuras. São elas:

opções gerais do Arjuna X

opções gerais do Arjuna X

opções gerais do Arjuna X

opções gerais do Arjuna X

opções gerais do Arjuna X

Fica como atividade prática a você explorar todas as configurações do tema e conferir o efeito produzido no seu blog. Em caso de dúvidas estamos aí para ajudar. Não se esqueça de que qualquer alteração apenas surtirá efeito se você clicar no botão ‘Salvar Alterações’, que se encontra logo abaixo das opções gerais.

Assim finalizamos o detalhamento desse tema que traz tudo “mastigado” para o usuário. Vamos agora analisar outro tema, onde algumas mudanças terão de serem feitas manualmente, o Langit.

WordPress Theme Langit

Esse tema eu conheci no artigo do Rui, em seu artigo 20 Free WordPress Themes. Fiz o download e abrindo o arquivo ‘readme.txt’ descobri o site oficial do tema, no qual são apresentados vários outros, não possuindo assim um site exclusivo como o Arjuna X, mas sim um post sobre o tema Langit, onde as dúvidas são respondidas e o suporte feito nos comentários. Ainda no arquivo de texto estão as informações de instalação, edição de logo e sobre a seção ‘AboutMe/Advertisements/Subscribe’ do tema, que iremos abordar no próximo artigo.

A instalação do tema já foi assunto do artigo WordPress Themes – Instalação E Administração Parte3 e por isso será preciso apenas ativá-lo em ‘Aparência > Temas’. Assim que ativado é possível perceber que nenhuma opção extra foi adicionado ao painel do WordPress.

Seguindo o ‘readme.txt’ existe a informação de que é possível editar o logotipo do tema, que é um arquivo de imagem JPEG (logo.jpg), pois foi enviado junto um arquivo do Photoshop (logo.psd) e a fonte utilizada (VAG Rounded BT.ttf), ensinando inclusive a instalá-lo. Os dois encontram-se dentro da pasta ‘extras’ do arquivo compactado.

Veja que interessante, pois o tema Arjuna X apenas permitia a troca de cores e caso fosse necessário inserir um logotipo próprio, só seria possível por alguém com conhecimentos avançados em edição de imagens. Já neste tema, basta instalar a fonte no seu Windows, abrir o arquivo ‘logo.psd’ para edição no Photoshop e modificar o letreiro [figura 8 e 9]:

edição de imagens no tema Langit

edição de imagens no tema Langit

Veja que você poderá configurar o logo como bem entender. Eu deixei com as mesmas cores, mas também é possível personalizá-lo da maneira que quiser. Salve o arquivo editado no formato JPEG (logo.jpg) e faça upload dele para a pasta ‘wp-content\themes\Langit\images’ da instalação do seu blog, substituindo o arquivo já existente dessa pasta. Agora basta atualizar a página principal do seu blog que o novo logo será carregado.

Perceberam como é importante conhecer outras ferramentas e tecnologias para deixar seu blog “bonitão”! Mas aqui você está aprendendo tudo! Como estamos explorando os elementos do cabeçalho, também iremos falar sobre e espaço reservado para a propaganda. Mas isso já é assunto do próximo artigo.

Estou esperando seu comentário. Mande dúvidas, sugestões, críticas ou elogios. Vamos lá, expresse sua opinião! Estou querendo te ouvir. Até lá!

Be Sociable, Share!

Participa! Comenta...