webmaster

WordPress – Saiba Tudo Sobre Páginas Parte 2

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. O nosso website está online! Explore a nova versão beta, onde terá acesso a novos recursos e melhorias. A sua experiência e feedback são muito importantes para nós! Novos artigos, todas as semanas! Fique atento.
Artigos SEO

Artigos SEO

Search Engine Optimization

Artigos WordPress

Criação de websites.

Tutoriais

Ensino numa série de passos simples

WordPress – Saiba Tudo Sobre Páginas Parte 2

Páginas WordPress – Parte 2

Bem vindo ao meu novo artigo, no qual irei te mostrar todos os elementos e opções necessárias para a criação ou edição de páginas no WordPress. O assunto foi iniciado no artigo WordPress – Saiba Tudo Sobre Páginas Parte 1 e por isso é importante você dar uma lida para tirar qualquer dúvida sobe esse recurso.

Vale lembrar que a tela de criação é a mesma de edição, só que logicamente com os campos preenchidos. Essa tela é acessada em ‘Páginas > Adicionar nova’ e é dividida em diversos blocos, assim como na criação de posts.

Antes de detalharmos cada bloco, vamos ver o que nos reserva as ‘Opções de tela’, botão encontrado no topo [figura 1]:

Opções de tela

  • Mostrar na Tela: mostra ou esconde quando marcado ou desmarcado, respectivamente os seguintes blocos: Atributos, Campos personalizados, Discussão, Slug da Página e Autor da página;
  • Layout da Tela: define o número de colunas na tela;

Como já foi dito, os blocos da criação/edição de páginas são semelhantes aos de criação/edição de posts. Por isso, em vez de criar uma nova coletânea com diversos artigos sobre criação de páginas, assim como fiz com os artigos sobre posts (foram 12 artigos), irei apenas indicar onde você encontrará a informação sobre os blocos correspondentes:

Ainda existe o artigo WordPress – 17 Dicas Para Você Ter Sucesso que mostra as boas práticas de postagem, mas que também podem ser usadas na criação das páginas.

É muito importante a leituras dos artigos citados, mas também existem algumas opções novas, que não são aplicadas a posts, tais como o bloco ‘Atributos’ e inserção do código para visualizar os campos personalizados.

Atributos

Nesse bloco você tem três opções [figura 2]:

atributos

  • Mãe: define uma organização hierárquica das páginas. Por padrão não é possível escolher a ‘Página Principal’ como “mãe”. No exemplo da figura 3 as páginas ‘Aulas Joomla’, ‘Aulas Moodle’ e ‘Aulas WordPress’ tem como “mãe” a página ‘Ensino a Distância’. Para definir alguma página como “mãe” basta escolhe-la no menu suspenso;hierarquia das páginas
  • Modelo: é possível escolher um modelo de página já adicionado ao WordPress. Esses modelos vão depender do tema que você está utilizando, sendo ainda possível adicioná-los manualmente. Mas isso é assunto para outro artigo;
  • Ordem: por padrão o WordPress dispõe as páginas em ordem alfabética. Mas através dessa opção você é quem define essa ordem, “numerando” as páginas. Quando duas páginas têm o mesmo número, prevalece a ordem alfabética. E lembre-se de que a ordem é definida por níveis, para que a hierarquia seja respeitada: existe uma ordem para o nível mãe e outra ordem para suas subpáginas ou “páginas filhas”. Como exemplo veja a figura 4, onde é mostrada a ordenação e a ordem atribuída. Definir a ordem pode ser importante para o seu tema, para uma melhor disposição dos menus, ou ainda na widget ‘Páginas’, usado nas barras laterais;ordenação e ordem das páginas

Campos Personalizados

Os campos personalizados foi um dos assuntos do artigo WordPress – Campos Personalizados.

A diferença aqui é que você deve inserir o código



no loop da sua página, em vez do post.

Veja no exemplo seguinte [figura 5]:

loop da página

O código foi inserido na página ‘page.php’ do tema Default. Isso é suficiente para que os campos personalizados sejam exibidos.

ID Da Página

No artigo WordPress – Configuração Dos Widgets Nativos, na parte da widget ‘Páginas’ foi comentado sobre a ID da página, sendo possível colocar essa ID no campo ‘Excluir’ e assim não exibir a página correspondente na barra lateral.

A ID nada mais é do que a identificação da página no banco de dados. Quando os permalinks não estão ativados no seu WordPress é bem fácil descobrir pois o link das páginas fica da seguinte forma:


http://localhost/wordpress/?page_id=254

Nesse caso a ID é o ‘254’.

Mas quando os permalinks estão ativos, o link é mostrado de forma diferente e por isso vai ser necessário recorrer à barra de status do seu navegador. Quando você estiver em ‘Páginas > Editar’ e passar o mouse em cima do título em forma de link, veja que na barra de status irá aparecer um link semelhante a este:


http://localhost/wordpress/wp-admin/page.php?action=edit&post=254

Repare que no final desse link existe um número e este é a ID da página. Detalhe: este link também poderá ser visualizado quando você está editando a página.

E assim chegamos ao final de mais um artigo da série WordPress. Espero que tenha aproveitado tudo o que foi passado aqui. Caso ainda tenha alguma dúvida, sugestão, elogio ou crítica, faça-o nos comentários. Estarei ansioso e disposta a te ouvir e responder.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Deixe o seu comentário, participe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Versão Beta

Estamos a mudar

Olá, Somos criadores de conteúdo apaixonados por web design, programação, criação de websites e tecnologias digitais. Ajudamos os nossos clientes a levar o conteúdo certo às pessoas certas, criando artigos e recursos que facilitam a criação e otimização de websites.

Artigos Populares

Guia Prático Sobre Segurança Do Joomla

Dicas para diminuir substancialmente o número de vetores de ataque ao Joomla! Proteja o seu trabalho!

Os Segredos Do Sucesso Na Internet

A responsabilidade. O querer. O erro e a experimentação. O social. A memória da internet. Ser quem você é.

38 Ideias Espetaculares Para Sites De Empresas

Encontre inspiração nestes 45 exemplos de sites de empresas para criar o site da sua empresa.

WordPress – Saiba Tudo Sobre Páginas Parte 2

O WordPress é hoje um CMS que permite criar e gerir um website duma empresa, uma loja online, um portal de imóveis. As páginas do WordPress são peças importantes. Saiba tudo sobre as páginas do WordPress…